sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Sete universidades ilegais # Uma lei pior que os incêndios # Uma crise Negrão

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Fim-de-semana finalmente à porta, mas um mundo de notícias à nossa frente.
Estas são as desta noite:

Há mais acusações contra os ex-directores de campanha de Trump. Robert Mueller apertou o cerco: a lista de crimes de  Paul Manafort e Rick Gates inclui agora várias acusações de fraude fiscal, fraude bancária e branqueamento de capitais. A acusação já vai em 37 páginas, conta a Liliana Borges.
A Rússia aceitaria cessar-fogo, mas não em Ghouta, pelo que deverá chumbar a proposta que hoje vai ser votada na ONU. A posição russa é de apoio a Assad: onde há forças relacionadas com grupos islamistas, Moscovo quer continuar a bombardear. Mas é difícil, se não impossível, distingui-los da oposição armada ao regime sírio. 
O Haiti suspendeu a actividade da Oxfam, enquanto decorrem investigações à conduta de trabalhadores da organização humanitária internacional - que terão recorrido a prostitutas durante uma missão no território após o terramoto de 2010. O escândalo vai assim.
No futebol, os portugueses contaram histórias diferenteso Braga foi eliminado com uma vitória escassa frente ao Marselha; no Sporting, os indiscutíveis fizeram a diferença - e levaram o clube para os oitavos de final da Liga Europa.

O que marca o dia

Sete universidades contrataram professores ilegalmente. A forma como as universidades têm contabilizado o trabalho dos professores a tempo parcial é ilegal, defende a Secretaria-Geral do Ensino Superior. Mas em causa estão sete universidades que o Sindicato Nacional do Ensino Superior garante que têm regulamentos iguais. O ministro Manuel Heitor remeteu agora as conclusões da sua secretaria-geral para o Ministério Público e mandou a Inspecção-Geral analisar a situação. Esta é a nossa manchete de hoje.
Lisboa e Porto podem perder 1100 vagas no próximo ano. O ministro do Ensino Superior quer impor quotas, para levar mais estudantes para outras cidades. Mas as universidades estão contra - e percebe-se porquê.
Não, não é para cortar todas as árvores à volta das casas. A campanha já andava por aí mas foi um mail das Finanças que serviu da gatilho para o pânico. Uma divulgação simplista da lei sobre a limpeza dos terrenos e a ameaça de multas está a levar a que se abatam até árvores de fruto. Os especialistas dizem que não é com ameaças que se gere floresta. O Governo responde que a lei já existia e o importante é reduzir combustíveis. A nova lei está a gerar uma enorme polémica - e a Ana Fernandes explica porquê - acrescentando este útil P&R a que chamou "o que deve saber sobre a limpeza de terrenos". O Manuel Carvalho tratou do comentário: foi você que pediu a limpeza das matas?
O Estado precisa de 1700 milhões de euros para habitação social. É que só há habitação social para um quarto das quase 26 mil famílias que precisariam de uma casa nova. Paradoxalmente, há milhares de casas onde não mora ninguém. O novo diagnóstico do IHRU servirá de base a novas políticas.
Crimes: as vítimas vulneráveis vão ter direito a compensação. Além das vítimas de crimes violentos e das vítimas de violência doméstica, o direito de adiantamento de compensação passa a abranger outras vítimas, até aqui desprotegidas. Vale a pena saber quais.
6000 polícias vão ter progressões nas carreiras. O ministro da Administração Interna anunciou datas para negociar com sindicatos e prometeu investimentos nas forças de segurança. Mas falta conhecer os detalhes.
A avaliação de professores é obrigatória em toda a Europamas geralmente não é supervisionada. Portugal está no pequeno grupo onde esta é monitorizada centralmente, embora de forma "ocasional".
A bancada do PSD deu negativa ao seu novo líder parlamentar. Fernando Negrão foi eleito com o pior resultado dos últimos 16 anos. Se o resultado atinge Rui Rio, não é nada que demova o eleito, que diz agora haver "um problema ético" na sua bancada. O problema de Negrão está na sua contradição. E já há uma ex-ministra a declarar-lhe guerra, acrescenta o Observador.
E agora adivinhe quem vai almoçar em Belém. Isso mesmo. E questionado sobre como vê o burburinho político que vai no PSD, depois de ter conseguido um momento de união entre partidos a cantar a Grândola, Marcelo desdramatizou assim, relata a Leonete Botelho.
Falando de adivinhas, sabe quem é que chegou a acordo? Jesus e o Benfica. Hoje saberemos em que termos.
Mais difícil está um acordo no Montepioo financiamento do banco ao seu próximo chairman esbarrou no Banco de Portugal, conta agora a Cristina Ferreira.
Mas a surpresa do dia veio de fora: a dona do Novo Banco foi nacionalizada, alegadamente numa estratégia para reduzir a exposição financeira do país. O mesmo que dizer que oficialmente o banco português é agora propriedade do Governo chinês. 

Acrescentar um ponto 

1. O debate sobre as armas alimenta a oposição a Trump. O Presidente americano ainda tentou dar uma lição "às fake news CNN e NBC", dizendo que não apelou à entrega de armas aos professores durante uma conversa na Casa Branca com familiares de vítimas de tiroteios, mas a correcção era mais um preciosismo do que outra coisa. A "true news" é que Trump vai de proposta em proposta, até à decisão que não incomode o lobby das armas, explica o Alexandre Martins.
2. ETA, o morto que fala. O anúncio chegou ontem, acabando com o famoso “mito da invencibilidade”. Mas hoje é indiferente que a ETA se “dissolva”, “desapareça” ou “desmobilize”. "Foi escorraçada da história. Fez um comunicado? É já um morto que fala"comenta o nosso Jorge Almeida Fernandes.
3. Já é possível obter ADN de um cabelo sem raiz. Pode parecer tirado das séries televisivas policiais, mas não é. Está a ser criada uma base de dados de solos do país e também já foi testada uma nova metodologia para análise de ADN de cabelos sem raiz (o que tinha poucas hipóteses de sucesso até há pouco tempo). Duasferramentas que podem ajudar a desvendar um crime. A Susana Pinheiro desvenda o mistério.
4. Os neandertais foram os primeiros artistas a pintar grutas. Na revista Science, um estudo de uma equipa de 14 investigadores apresenta hoje provas robustas de que os neandertais já pintavam grutas, de forma intencional, há cerca de 65 mil anos. Eram portanto artistas das grutas. O que isto tem de extraordinário é que os neandertais tinham capacidade de pensamento abstracto e simbólico, tal como nós temos. Uma novidade científica que nos leva até à origem da arte e à essência do que é humano.
5. Michael Snow representa o mundo para que ele possa voltar a existir. Personalidade marcante da arte contemporânea, viveu a segunda metade do século XX a experimentar as possibilidades que as linguagens da arte lhe proporcionavam. Movido por uma curiosidade infinita e um singelo intuito: a partir do mundo, oferecer coisas novas aos espectadores. É o que nos pode acontecer em O Som da Neve, exposição que hoje abre na Culturgest, em Lisboa - e que faz a capa doípsilon de hoje.

A agenda de hoje

É dia de Conselho Europeu, com os líderes europeus a discutir os próximos fundos comunitários, assim como o sistema eleitoral pós-Brexit. Sendo que, por cá, também a Concertação Social discute os fundos europeus dirigidos para a formação.
Hoje é também dia de greve nos CTT - e, portanto, é de evitar uma ida aos balcões. E é o dia em que o ministro da Saúde vai ao Parlamento, responder a perguntas difíceis. 
Já o Sporting, conhece o seu próximo adversário na Liga Europa,num sorteio aberto e com três pesos-pesados no lote. Que venham os leves, já agora.
Dito isto, que tenha um belíssimo fim-de-semana.
Eu aqui estarei, na sua companhia, já na segunda-feira.
Dia feliz, dia produtivo. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário