quarta-feira, 21 de março de 2018

360º - 1986: as histórias de quem viveu a campanha Soares vs. Freitas; os negócios e as traições entre Sarkozy e Kadhafi; e o escândalo Facebook

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o escândalo com o uso político do Facebook não pára de crescer. A Comissão Federal do Comércio dos EUA abriu uma investigação que poderá implicar uma multa milionária à empresa. E o Parlamento Europeu e a comissão parlamentar britânica querem ouvir Zuckerberg sobre uso ilegal de dados da rede social.

Ontem foram conhecidas novas revelações sobre a polémica dos 50 milhões de perfis que ajudaram a campanha de Trump. Executivos da Cambridge Analytica foram filmados por um jornalista do Channel 4 a admitir terem tramado políticos com subornos e recorrendo a”mulheres ucranianas” bonitas. O diretor da Cambridge Analytica foi já suspenso e o responsável pela segurança do Facebook demitiu-se.

Em Austin, no Texas, foi morto num tiroteio com a polícia o suspeito de ser o "bombista em série" que andava a causar explosões na cidade: cinco bombas rebentaram no espaço de um mês.

No Brasil, foi assassinado mais um vereador. Uma semana depois de Marielle Franco ter sido executada, Paulo Henrique Dourado Teixeira foi atingido por vários tiros quando se encontrava no carro.

Novos mails do Benfica, tornados públicos por um blogue, revelam que os pedidos de bilhetes para jogos na Luz eram comuns: vinham desde o primeiro-ministro ao chefe dos espiões. Sábado revela que António Costa pedia bilhetes para os filhos, que eram aconselhados a dress code para estar na tribuna presidencial. Mas a longa lista inclui directores do SIS, elementos da PSP, GNR, políticos e juízes. A Visão conta outro caso envolvendo Mário Centeno: o ministro também pediu para ir ver o Benfica-Nápoles com o filho. Mas como a maioria não vê problemas, o mais certo é as notícias voltarem a ser desvalorizadas por "boas razões".

 42% dos jovens portugueses dizem não ser religiosos. A conclusão é de um estudo sobre os jovens europeus feito antes do Sínodo dos Bispos. A Igreja portuguesa reconhece desilusão com as instituições, mas não com a fé.


Outra informação relevante

Sarkozy foi detido por ser suspeito de receber dinheiro de Kadhafi para financiar a sua campanha de 2007Entre os dois há uma história de negócios obscuros, alianças e traições, como lembra o João de Almeida Dias. E esta não é a única ligação perigosa do ex-presidente francês.

O relatório sobre os fogos de outubro é um retrato de que tudo o que podia ter voltado a correr mal, correu mesmoO reforço de meios para o combate não obteve "plena autorização", o INEM ficou limitado pelas falhas na comunicaçãoe houve outros erros determinantes. Estas são as medidas que propõem agora os especialistas para evitar novas tragédias, depois de o Presidente da Comissão Técnica Independente ter dito que havia "instrumentos para minimizar" o impacto do que aconteceu. O Estado pagou 150 mil euros de indemnização por cada morte.

Pouco mais de um mês depois do congresso do PSD, chegam as primeiras críticas de Santana a Rio. No seu novo espaço de comentário na SIC Notícias, o candidato derrotado à liderança do PSD diz que "está na hora de Rui Rio inaugurar a liderança do partido”. O Expresso acrescenta que os santanistas não estão contentes com a escolha de José Silvano para secretário-geral do partido. Silvano que disse não "ter medo de nada nem de ninguém".

Na Operação Fizz, o tribunal decidiu libertar Orlando Figueira. O ex-procurador, acusado de ter sido corrompido pelo ex-vice-presidente, era o único arguido preso: estava detido em casa desde 22 de junho de 2016. E há também um novo parecer pedido por Angola a um professor alemão que diz que Manuel Vicente tem imunidade.

Em Pedrógão Grande houve buscas na Câmara, depois de o presidente, Valdemar Alves, ter denunciado três funcionários da contabilidade suspeitos de terem desviado 30 mil euros; já na Operação Bug, a PJ deteve dois funcionários das Finanças por acesso ilegítimo a informação privada.

Já o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi constituído arguido por difamação e devassa da vida privada.


Dos EUA vêm outras notícias. Em Maryland houve um novo tiroteio num liceu: desta vez o motivo terá sido uma relação amorosa falhada e a única vítima o próprio atirador. E uma ex-modelo da Playboy pôs um processo para terminar o “acordo de silêncio” e revelar o caso que teve com Donald Trump: são já três as mulheres a fazê-lo, e ao mesmo tempo, segundo a CNN.

Foi conhecida uma nova "casa dos horrores"Em Sevilha, sete irmãos viviam um "inferno" semelhante ao 13 filhos que os Turpin mantiveram acorrentados durante anos na Califórnia. Mas que agora têm já uma nova vida.

Os nossos Especiais

A propósito da série 1986, de Nuno Markl, quem esteve nas presidenciais memoráveis desse ano recorda as grandes histórias do combate Soares vs. Freitas. A Ana Kotowicz ouviu contar cenas que metem não só as sestas soaristas depois de almoço, mas também como Freitas esteve quase a ter Amália a cantar-lhe o hino. E há ainda bifes com ovo a cavalo e um Pink Cadillac...

Um bocadinho mais novo é o CCB, a obra emblemática do cavaquismo, que esta quarta-feira celebra 25 anos. Maria José Stock liderou a equipa que há um quarto de século fez arrancar o projecto. Em entrevista ao Bruno Horta, admite que foi uma obra faraónica, comenta a instalação de um hotel e critica o Museu Berardo. "Fizemos tudo à portuguesa, mas com profissionalismo".

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre o grau da indignidade da nossa política: "Convinha reparar que na cave e subcave onde se fabrica o veneno, a temperatura da indignidade e o grau da brutalidade – do insulto, da falsidade, do ódio – atingem picos que nunca se viram, nem usaram."
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a obrigatoriedade de limpeza das matas: "Parece que se anda a discutir qual a melhor forma de forçar uma população velha e pobre a limpar os seus terrenos sem qualquer interesse económico, desgastando-a e empobrecendo-a ainda mais".
  • Miguel Pinheiro escreve sobre o caso Barreiras Duarte: "Barreiras Duarte não prosperou no PSD, no parlamento e no governo por ser brilhante, mas por uma razão muito portuguesa: porque os "laranjinhas" o viam como "um dos nossos". E assim subiu. Até cair".
  • Maria João Marques escreve sobre a "pequenez" da política: "Em todo o caso há demasiados Felicianos. E o que mais repugna, sinceramente, é a pequenez. Nem conseguem ser uns Sócrates, que açambarcou milhões. São simplesmente chicos-espertos, pequenos, ridículos".
  • Inês Domingues escreve sobre a guerra comercial Europa/EUA: "Uma guerra comercial Europa/Estados Unidos pode representar o fim da recuperação cíclica mundial que estamos a viver e pode lançar as bases de uma desaceleração do potencial de crescimento global".
Notícias surpreendentes

Atenção, Não Teste Isto em Casa. É mesmo assim, com maiúsculas, porque é uma nova rubrica do ObservadorVamos simplesmente levar a tecnologia ao limite. E quando digo ao limite, falo a sério: ora veja o vídeo do Manuel Pestana Machado a saltar 60 metros em queda livre de bungee jumpingpara garantir se há mesmo auriculares e smartwatches que aguentam os desportos mais radicais.

Esta é uma novidade e uma não novidadeOs Xutos têm uma música nova, que já pode ver e ouvir neste vídeo. E vão voltar a tocar no Rock in Rio (pela oitava vez), mas agora sem Zé Pedro. 

Acredite que é verdade. Ficamos mesmo verdes de raiva e azuis de tristezaCientistas provaram que a nossa cara expressa uma cor diferente para cada emoção que sentimos.

A casa de José Hermano Saraiva era quase um museu. Esta quarta-feira, a coleção do historiador, que tinha um pouco de tudo, vai a leilão.

Pode ir ao leilão, se estiver interessado, ou ficar a ler as notícias no Observador, ou fazer ambas as coisas. A escolha é sua. Até já

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário