terça-feira, 27 de março de 2018

From Russia with love*



P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Bom dia!
A noite foi calma, mas ainda nos trouxe estas notícias: 

Até a Austrália decidiu expulsar diplomatas russosacenando até com um boicote ao Mundial de Futebol deste Verão. O caso do envenenamento de um ex-espião é o mote para uma acção (quase) unânime do Ocidente - mas já lá vamos.
Os independentistas insistem em ter Puigdemont presidente. Detido na Alemanha, com a extradição para Espanha a ganhar força, o ex-líder da Generalitat é ainda a solução dos partidos pró-independência para desbloquear a legislatura e evitar eleições. O problema é o como, como explica a Sofia Lorena.
Lula da Silva pode ser preso no início de Abril. O Tribunal Federal de Porto Alegre rejeitou o recurso do ex-Presidente, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.
O Facebook continua a cair na bolsa. O escândalo Cambridge Analytica já levou a empresa a perder 90 mil milhões de dólares nos últimos 10 dias, conta oQuartz.
A 'laranja' foi mecânica e levou Portugal ao chãoA pior derrota da era Fernando Santos acabou com um 3-0 frente a uma Holanda em reconstrução - e que não vai estar no Mundial. A capa d'A Bola diz tudo: "Não repetir".

O que marca o dia

Os CTT sobem preços para o máximo permitido. A partir de Abril, os preços dos serviços postais do serviço universal vão subir em média 4,5%. Mais não podia ser, explica a Ana Brito.
Centeno vai chegar a eleições com excedente no OE. Com o défice sem CGD já nos 0,9%, basta ao Executivo seguir o ritmo definido no último Programa de Estabilidade para chegar a um resultado positivo em 2019. Mas à esquerda, a pressão aumenta.
A carga fiscal atingiu um novo recorde. Como não há bela sem senão, a carga fiscal subiu em 2017 para o valor mais elevado desde, pelo menos, 1995. Mas a recuperação do mercado de trabalho deu um empurrão importante para esta evolução, conta o Negócios.
A factura do Novo Banco começou a cairEm 2017 teve prejuízos de 1,3 mil milhões - e o Estado “paga” 800 milhões, diz esta manhã o ECO. O DN ajuda com uma conta simples: as ajudas à banca já custaram 17 mil milhões aos contribuintes.
Os autarcas querem uma faixa Bus na auto-estrada. Para já, o pedido é para a A5 (mas se a moda pega..
... E ameaçam não dar luz verde à descentralização tão cedo. Isto porqueo Governo não dá os números que prometeu nas negociações.
As distritais querem ver Rui Rio nas ruas a combater o PS. Depois do primeiro mês de liderança atribulado, depois da primeira saída ao terreno dos incêndios, o presidente dos sociais-democratas reúne-se amanhã com dirigentes distritais. À chegada, terá mais dúvidas do que certezas.
No Porto, Rio tem um problema. Uma pista: está na Casa da Música, mas não soa bem
Na Educação, há uma solução: um estudo coordenado por um vice-presidente do PSD chegou à resposta certa sobre quantos estrangeiros deve ter uma escola. Chama-se a isto uma "mistura saudável.

Acrescentar um ponto

1. 'From Russia, with love'*. Parecemos estar de volta a Sean Connery, ou a um James Bond em plena guerra fria: ontem começou “a maior expulsão colectiva de agentes de espionagem russos na História”. Só dos Estados Unidos saem 60, da Europa muitos também, num movimento concertado onde só não entra Portugal e um pequeno grupo de pequenos países (por motivos que não se percebem, mas quedificilmente serão amor). O ataque contra o espião Skripal pode ser o catalisador para o Ocidente definir o que é exactamente "o problema russo". Na análise a esta nova era da desconfiança, a Teresa de Sousa começa por aqui"Da guerra do gás à ciberguerra, o método de Putin é o mesmo. Mas não é infalível".
2. Os psicopatas são capazes de ter a perspectiva dos outros? Um estudo que incluiu 106 homens detidos nos EUA concluiu que os psicopatas falham numa tarefa típica da cognição humana. Um outro estudo, português, revela que os homicidas são particularmente perfeccionistas e controladores. A nossa equipa de ciência passou um dia a olhar para os estudos e tentar uma difícil bissectriz do crime.
3. Manuel Reis (1946-2018), o homem que inventou uma Lisboa que é nossa. "Empresário e agitador cultural, fez acontecer a cidade, alavancando a partir do Frágil, do Lux ou da Bica do Sapato a comunicação e a criação em rede entre várias gerações. Se as cidades também são pessoas, então existe uma Lisboa dele que é também a nossa", escreve o Vítor Belanciano, num obituário que é uma homenagem a um homem especial. O Augusto M. Seabra deixou um testemunho também especial: "E no início houve o Manuel". E o Miguel Esteves Cardoso pergunta, a olhar para o céu: "E agora, Manuel, o que é que vai ser de nós?"
4. Este ano, o Indielisboa faz um retrato de grupo do cinema português. Paulo Carneiro, Susana Nobre, André Gil Mata, João Viana, Sandro Aguilar: eis os cinco realizadores que a competição nacional do festival junta para nos propor outra história do cinema português. O Vasco Câmara antecipa-nos cinco “gestos de cinema muito fortes” que nos chegam daqui a um mês.

A agenda de hoje

Há protestos para todos os gostos: de militares e polícias, que vão até ao Palácio de Belém; de funcionários do SEF e de imigrantes; de investigadores, docentes e não docentes do Superior.
Catarina Martins está de olho na Saúde, reunindo-se com a Associação Apoio às Vítimas da Legionella; e os autarcas na descentralização, reunindo de emergência para analisar a negociação com o Governo. Enquanto isso, Mário Centeno olha os números - agora os da execução do Orçamento até Fevereiro, que saem esta manhã.
Lá por fora, o Governo belga decide se também expulsa diplomatas russos, na sequência do movimento europeu contra Putin e os seus métodos. E o Twitter começa a proibir anúncios contra as bitcoin.
Hoje é também o dia Mundial do Teatro, o que me leva a uma história que está no P3 e que se conta em menos de 60 segundos de palavras emocionadas e depois silêncio. Um ensurdecedor silêncio coberto de lágrimas que se espalharam à plateia e que nos mostram como é cheia a nossa vida, quando é feita de alma cheia.
Hoje termino assim. Que tenha um dia bom, feliz, produtivo. 
Que lhe traga muitos e bons sorrisos. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário