terça-feira, 10 de abril de 2018

360º- As manobras nos bastidores do Sporting e os cenários que se seguem; e porque continua Vara solto 3 anos e 7 meses depois da condenação

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... internamente, é a crise no Sporting que continua a marcar as notícias. E muito aconteceu nas últimas 24 horas, em que Bruno de Carvalho foi pai, voltou a apagar a sua (polémica) página no Facebook e viu a oposição chamar-lhe “ditador”, “autista” e um “problema”

Mas nas próximas horas, ou dias, muito mais pode acontecer, porque há muitas manobras a acontecer nos bastidores do clube leonino. Como conta o Bruno Roseiro, o presidente da Assembleia Geral, Marta Soares, está em reflexão, a Holdimo de Álvaro Sobrinho, principal accionista do clube, quer uma AG urgente da SAD, e há muita gente na “oposição” a mexer-se. O problema é que Bruno de Carvalho decidiu que não sai e será preciso demovê-lo ou convencê-lo.

Lá fora, o destaque vai para as buscas do FBI ao escritório do advogado de Donald Trump. Foram apreendidos documentos relacionados com pagamentos a Stormy Daniels, a atriz de filmes pornográficos com quem o presidente norte-americano teve uma relação. Ele fala num "ataque ao país" (?!).

Externamente, Trump tem agora baterias apontadas à Rússia e ao Irão por causa do ataque na Síria com (possíveis) armas químicas. A resposta ao acto “hediondo” está eminente e pode acontecer nas próximas 24 a 48 horas. Mas a Rússia já avisou para graves repercussões se os EUA atacarem o regime sírio.

A filha do ex-espião russo Serguei Skripal já saiu do hospital e vai agora ser levada para um local seguroYulia, de 33 anos, estava internada desde o dia 4 de março, quando ela e o pai foram envenenados na sua casa em Salisbury, no Reino Unido, levando a um enorme conflito diplomático entre o Ocidente e a Rússia (acusada do crime).

Mark Zuckerberg vai falar hoje no Senado e amanhã na Câmara dos Representantes dos EUA sobre o escândalo dos milhões de perfis do Facebook usados para interferir nas eleições americanas. O Congresso americano já divulgou o depoimento inicial do fundador da maior rede social do mundo. Incluem um pedido de desculpas e promessas: “Foi erro meu e peço desculpa; fomos demasiados lentos a detetar e responder à interferência da Rússia e estamos a trabalhar arduamente para melhorar”.

Outra informação relevante

3 anos e 7 meses depois de Armando Vara ter sido condenado a cinco anos de prisão efectiva, o processo Face Oculta continua sem fim à vista. Os recursos de Vara e dos restantes arguidos continuam pendentes, entre eles uma diligência do ex-administrador da CGD, acusado de exercer influência junto do Governo de José Sócrates a favor do sucateiro Manuel Godinho, para o Tribunal Constitucional. Enquanto isso, Vara continua a viajar e a fazer negócios em Angola. O Luís Rosa explica.

Os professores marcaram uma manifestação, mas de forma a não afectar muito o governo ou a causar grandes estragos. Com a extrema esquerda a apoiar o executivo de Costa, Mário Nogueira mostra respeito: o protesto será a 19 de maio, um sábado, para não interferir no funcionamento das escolas e ser visto como um sinal de boa-fé de que os sindicatos querem continuar a negociar

Ainda na Educaçãoos diretores das escolas públicas e privadas insistem: querem o fim do peso excessivo da nota do secundário no acesso ao ensino superior.

Na Saúde, não faltam más notícias nos jornais de hoje. O JN mostra crianças com cancro a fazerem quimioterapia nos corredores do Hospital S. João no Porto, porque a construção da nova ala pediátrica está parada há dois anos; e o DN avança que os tempos de espera estão acima dos dois anos em vários hospitais do país.

Más notícias também para quem tem casa arrendada em LisboaAs rendas podem triplicar para 100 mil famílias a partir de 2020 de acordo com uma denúncia da Associação de Inquilinos ao DN.

No Montepio, deverá existir uma lista única para afastar Tomás Correia da liderança da Associação Mutualista em dezembro. Segundo o Público, este é o objetivo comum de elementos derrotados nas últimas eleições e de dissidentes da administração do actual presidente.

Os franceses da Engie querem comprar a EDP, mas a elétrica nacional nega terem existido para já quaisquer contactos. É o regresso da EDP ao centro dos apetites de grupos internacionais: 40% do seu capital já está nas mãos de empresas de estados estrangeiros.

Uma pessoa morreu e duas desapareceram ontem na praia do MecoOs três são austríacos e praticavam parapente. As buscas foram retomadas esta manhã.

Todos os 19 militares acusados no processo dos Comandos vão a julgamento. A juíza Isabel Sesifredo considerou que os "indícios são muito fortes" numa sessão em que a mãe de Hugo Abreu, o militar que acabou por morrer, compareceu vestida coma farda do filho.

O artigo de Centeno em que anunciava/avisava que não iria pôr em risco o sucesso já conseguido gerou reacções à direita e à esquerdaCristas acusou o ministro de falta de ambiçãoJerónimo questionou o "sucesso" sem haver aumentos de salários. 

A prisão de Lula da Silva continua a dar que falar"Leva e não traz nunca mais" e  “manda este lixo janela abaixo aí” foram comunicações que se ouviram durante o voo rumo à cadeia, após o ex-presidente se ter finalmente entregue e a polémica ainda se tornou mais acesa no Brasil. O PT reafirmou entretanto a confiança no seu candidato presidencial e até vai mudar provisoriamente a sua sede para Curitiba para o apoiar.

Na Catalunha, há mais uma data marcada para a investidura do Governoagora será sexta-feira que Jordi Sanchez deverá ser oficialmente investido como líder. Problema: o número 2 do Juntos por Catalunha está em prisão preventiva desde outubro. Entretanto, o Supremo espanhol admite pedir apoio ao tribunal da UE para conseguir a extradição de Carles Puigdemont da Alemanha.

E agora já não há dúvidas: a Coreia do Norte admitiu que está em conversações com os EUA pela primeira vez. Numa reunião do Politburo, Kim Jong-un terá apresentado "a sua análise e elogio" a estas negociações. A cimeira entre os dois países deve acontecer entre fins de maio e início de junho, dizem esta manhã os media americanos.

Os nossos Especiais

O ministro da Cultura vai responder hoje no Parlamento sobre a polémica dos concursos do apoio às artes. Mas o nome que mais se ouviu nos últimos dias foi o do secretário de Estado Miguel Honrado, o homem “que nunca diz não ou sim sem explicar porquê”, e que de praticamente consensual no sector passou à contestação total. O perfil é do Miguel Santos Carrapatoso e do Bruno Horta.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre Lula e o Brasil: "Por piores que sejam os actuais governantes, nenhum pode fazer tanto mal ao Brasil como Lula. Basta que consiga divorciar uma parte da população da legalidade e da democracia".
  • Laurinda Alves escreve sobre Sophia & Sophia: "O futuro pode ser um tempo em que haverá mais humanoides como Sophia, mas o que esse cenário me diz é o mesmo que dizia a Sophia poeta: a nós, seres humanos, cabe-nos ser cada vez mais humanos".
  • José Milhazes escreve sobre a economia russa: "Depois das sanções norte-americanas, segundo a Forbes, só a 9 de Abril os 50 russos mais ricos perderam 12 mil milhões de dólares devido à queda da cotação das suas empresas nas bolsas internacionais".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre a morte do bom senso: "Prefiro o o uso reflectido e ponderado do discernimento visando o equilíbrio das decisões, mesmo que isso seja, permitam-me a expressão, “uma seca”, que não venda, que não receba likes ou partilhas".
  • Francisco Goiana da Silva escreve sobre o SNS universal: "Todas as soluções para salvar SNS como o português identificam a urgência de mudança do foco. De uma vez por todas, o SNS tem de assumir-se enquanto serviço nacional da Saúde e não da Doença".

Notícias surpreendentes

Para quem estiver à procura de emprego, disponível para se mudar para os EUA e for bom a tirar café (à maneira americana, claro), há uma boa novaAs empresas de Elon Musk, quer a Tesla quer a Space X, estão à procura de quem queira ficar atrás do bar a saciar a necessidade de cafeína dos funcionários dependentes dela. Que são muitos.
 
 Salvador Sobral é fã de Caetano Veloso e emocionou-se quando o seu ídolo se sentou e cantou com ele na sala lá de casa depois da vitória na EurovisãoAgora a dupla vai levar a amizade e as canções a palco: Salvador e Caetano estarão lado a lado na cerimónia organizada em Portugal.


Vamos continuar a ter um dia de muito futebol, com a crise no Sporting em ebulição, mas também a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que inclui um escaldante Manchester City-Liverpool (os de Guardiola perderam por 0-3 no primeiro jogo).
Há ainda duas audições importantes: uma cá: a do ministro da Cultura no Parlamento sobre a polémica do apoio às artes; e outra no Senado dos EUA: a de Zuckerberg sobre o escândalo do roubo de dados do Facebook.
Tudo para seguir no Observador

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário