quarta-feira, 23 de maio de 2018

Festa das Histórias de Vida em Torres Vedras




A Festa das Histórias de Vida, uma iniciativa anualmente organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, acontece este ano no Torres Vedras Lab Center, no dia 26 de maio, a partir das 15h.

A Festa das Histórias de Vida é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “No coração da minha infância” que concretiza na mesma o trabalho de recolha de memórias desenvolvido durante 2017/18 com o núcleo do Clube Sénior da Assenta.

Esta ação compreende ainda um conjunto de atividades intergeracionais para as quais foram estabelecidas parcerias com várias escolas do concelho que, a partir das memórias recolhidas, trabalharam a leitura coral e a música, numa perspetiva pedagógica e ética que permite “rasgar as neblinas do tempo”.

São parceiros desta atividade a Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e a ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Programa:
- Sessão de abertura

- Apresentação de trabalhos artísticos realizados por alunos do 11.º ano de escolaridade da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (Área de Animação Sociocultural), orientados pelas professoras Ana Martins, Célia Estevão e Helena Teixeira.

- Leitura coral das memórias dos seniores do núcleo do Clube Sénior da Assenta, acompanhada por instrumentos musicais, pelos alunos do 6.º G da EBI Padre Francisco Soares, orientada pela professora Odília Piteira.

- Momento musical e de coro dos alunos do 6.º G, com a colaboração da professora Cristina Coimbra, na vertente de Educação Musical, e da professora Svetlana Dulseac, da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, da área do Ensino Articulado desta escola.

Posteriormente, pelas 17h30, será inaugurada na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, a exposição “Livro de Retalhos”.

Trata-se de uma exposição de livros de artista resultante de um desafio lançado a alunos do ensino secundário, no âmbito do projeto "No Coração da minha infância", a qual está patente até 28 de julho. É realizada em parceria com a ESCO.

Também na ocasião será inaugurada a exposição “Tudo e mais alguma coisa”, a qual contará com três núcleos: “Poema ao Contrário” (resultante de trabalhos orientados pela professora Elsa Andrade em que alunos partiram de ilustrações de André Letria sobre o poema de José Jorge Letria "Guerra" para escrever os seus próprios poemas), “Os sons, as cores e as palavras” (que também partiu de um desafio da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em que alunos, igualmente orientados por Elsa Andrade, produziram trabalhos escritos com base no entrelaçamento damúsica clássica, nomeadamente a de Mozart, com a pintura, particularmente o impressionismo de Manet) e “Palavras são navios de sair pelo mundo” (em que alunos, orientados pela professora Lurdes Morais, construíram histórias a partir da oficina "C’um escafandro"). Esta exposição conta com a parceria da Escola Secundária Madeira Torres.

De referir ainda que também na mesma ocasião será inaugurada a exposição de ilustração “Oh, isto não é um cachimbo!”.

Esta exposição é criada a partir do desafio lançado a alunos do ensino secundário, no âmbito do projeto "Primeiros Voos". Trabalhos dos alunos das turmas das professoras Maria Manuel Esteves e Rosário Lucas, da Escola Secundária Henriques Nogueira, que é parceira desta mostra, poderão ser observados na mesma.

Estas exposições estarão patentes até 28 de julho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário