quarta-feira, 23 de maio de 2018

Cerimónia oficial de abertura e início dos trabalhos para a III Conferência Europeia de Jovens em Cascais

Chegaram, ontem a Lisboa mais de uma centena de jovens oriundos de vários países da Europa para a III Conferência Europeia de jovens com o tema “Cross-Cultural dialogues to take care of the planet“.
O dia foi marcado pela chegada dos jovens que vieram para participar na Conferência, pela sessão de abertura presidida por o Exmoº Secretário de Estado da Educação; Joaquim Ramos Pinto (presidente da ASPEA) Delphine Astier (Diretora da Monde Pluriel) a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais e a Comissária do programa “Cascais- Cidade Europeia da Juventude 2018” e, ainda, pela participação e debate com os 6 Eurodeputados: Ana Gomes (PS), Carlos Zorrinho (PS), João Ferreira (PCP), José Ignácio Faria (PSD) e Marisa Matias (BE).
A medida que os participantes foram chegando, a equipa de facilitadores, em conjunto com a organização do evento garantiram o seu acolhimento e integração nas mais variadíssimas atividades que já estavam em curso.
A cerimónia oficial de abertura foi realizada no Centro Cultural de Cascais e presidida pela Diretora da Monde Pluriel, pelo Presidente da ASPEA, Joana Balsemão (Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais) e Catarina Marques Vieira (Comissária do Programa “Cascais- Cidade Europeia da Juventude 2018). Também João Costa (Secretário de Estado da Educação) esteve presente através de Videoconferência.
O momento que se seguiu foi protagonizado por os Eurodeputados Ana Gomes (PS) que nos disse que, para nos preocuparmos com o ambiente temos, também, de nos preocupar com a política; Carlos Zorrinho (PS), que referiu que boas medidas são importantes e que deposita a sua «maior esperança na nova geração»; João Ferreira (PCP) que considera importante «pensar numa maneira de reorganizar a sociedade dentro das barreiras do Planeta» e, por sua vez, Marisa Matias (BE) elucidou-nos para o facto de não podermos separa as questões ambientais das questões sociais e que as questões ambientais não podem ser assentes nos mercados atuais. Por fim, José Ignácio Faria (Partido da Terra) frisa que tudo o que nós fazemos tem impacto, que temos de readaptar os nossos hábitos e que as novas gerações tem de assumir uma posição interventiva. No final dos seus discursos, a plateia (constituída maioritariamente por jovens) colocou algumas questões aos Eurodeputados que, prontamente, lhes responderam.
Enquanto decorriam as cerimónias de abertura a Agência Jovem de Notícia – YOUTH PRESS AGENCY garantiu a cobertura de todos os momentos, recolhendo imagens, vídeos e até notas que usaram para, posteriormente, produzir conteúdos de comunicação.
O primeiro dia de Conferência terminou com alguns momentos de partilha cultural entre todos os países participantes.
Desta forma, todos tiveram oportunidade de degustar algumas das iguarias de cada país (trazidas pelos participantes) e ver a apresentação, encenada, feita por os participantes.
Os dias que se seguem prometem, ainda, vários momentos de partilha de conhecimento através de diversos Workshop’s e também uma ida ao Parlamento onde os nossos jovens vão ter, mais uma vez, a oportunidade de debater questões que considerem importantes e que queiram ver debatidas. 
ASPEA organiza o transporte de autocarro a partir de Lisboa, com saída na sexta-feira, dia 9 e o regresso no domingo, dia 11.
Pode consultar o programa, clicando aqui. Para participar deverá ligar para 217724827 ou enviar e-mail para laura.gonzalez@aspea.org.


Poderá consultar todas as fotos do primeiro dia de Conferência, aqui!

Sede:
Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA)
Parque Florestal de Monsanto, Centro Associativo do Calhau 
1500-001 


Nenhum comentário:

Postar um comentário