No seguimento dos danos causados pelos incêndios de 17 de junho de 2017 foram disponibilizados diversos apoios para recuperação das zonas afetadas, tais como as respeitantes à Reposição de Infraestruturas, e Intervenção nos Recursos Hídricos e Estabilização de Emergência.
A ação de Intervenção nos Recursos Hídricos visa operações na proteção de recursos hídricos, concretamente trabalhos de recuperação, cortes e remoção, bem como construções diversas (diques, escavações, etc.) e para os quais, tem já, após assinatura de protocolo com o Ministério do Ambiente e através do Fundo Ambiental, a disponibilização de cerca de 733 mil euros. Neste âmbito, na próxima terça-feira, 29 de Maio, pelas 18h, decorre, no Centro Investe em Figueiró dos Vinhos, uma sessão de esclarecimento referente à primeira fase das “Obras de Reabilitação e Requalificação dos Ecossistemas Ribeirinhos” que terá como orador, o especialista em Reabilitação de Rios, Dr. Pedro Teiga.
Preconizando as boas práticas de intervenção em linhas de água, esta sessão destina-se não só à população em geral, mas, sobretudo, a proprietários dos terrenos das margens das linhas de água afetados pelos incêndios e associações florestais de todos os concelhos da Zona do Pinhal Interior.
Além do apoio do Ministério do Ambiente, do Fundo Ambiental e da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), estas ações têm, igualmente, o apoio da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário