quarta-feira, 23 de maio de 2018

Higiene Postural em foco em Avis

A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, realizaram nos dias 9, 16 e 18 de maio 4 sessões sobre Higiene Postural direcionadas à comunidade escolar, do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Avis.

As sessões desenvolvidas pelo fisioterapeuta António Semedo e pela enfermeira Genoveva Sadio, decorreram na Escola EB 2,3 Mestre de Avis e contaram com a participação de 69 alunos e 4 professores.

A boa higiene postural é conseguida mantendo-se uma posição correta, quer nas crianças quer nos docentes, quer em contexto de aula ou em outras atividades durante o dia.

Tiveram estas sessões como objetivo consciencializar professores e alunos sobre a temática.

Nestas 4 sessões foi feito o ensinamento aos alunos de como transportar corretamente o material escolar e como deve ser usada a mochila, dando especial enfoque aos seus ajustes. Aos professores foi transmitida a forma acertada de transportar e manusear material escolar volumoso e ou pesado, para evitar o surgimento de problemas na coluna vertebral, situações comuns nos adultos e que poderão ser evitados através de um adequado e precoce aconselhamento.

As barreiras arquitetónicas, as características do mobiliário escolar e a sua adaptação individual, foram outras temáticas abordadas.

No final de cada sessão, além da entrega de folheto /guia para servir como ferramenta de trabalho entre os professores e alunos, foi solicitado à comunidade escolar que respondesse a um teste para aferir a aquisição dos ensinamentos transmitidos. Os resultados corresponderam ao esperado, tendo os alunos e professores retido a informação.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário