Enquanto dormia...
... a PJ e o Ministério Público fizeram novas buscas ao Benfica. Segundo o JN, estão em causa suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais em valores facturados ao clube por diversas empresas. O CM avança com outra investigação judicial ao futebol, por aliciamento a jogadores com promessas de contratos com grandes clubes.
Jorge Jesus foi oficialmente confirmado como treinador do Al-Hilal da Arábia Saudita. É a primeira experiência internacional do técnico de 63 anos, que vai ficar entre os 10 mais bem pagos do mundo: sete milhões de euros líquidos por ano, mais até 3 milhões de prémios por objetivos.
- Confirma-se assim mais uma baixa na equipa em plena crise do Sporting, que agora tem de procurar novo treinador. Bruno de Carvalho só teve treinadores portugueses, mas o sucessor de Jesus pode ser a excepção. Peter Bosz, Frank de Boer e Scolari são algumas das hipóteses.
- O presidente sportinguista pode não ter muito tempo para fazer escolhas. A Assembleia Geral para destituir Bruno de Carvalho foi oficialmente agendada para dia 23. O presidente da Mesa da AG, Marta Soares, confirmou que apresentou uma providência cautelar. Foi também entregue a primeira participação disciplinar contra a Direcção, assente em três argumentos. O Bruno Roseiro explica tudo isto.
Não simplificará a vida do Sporting, mas o Governo anuncia hoje as novas medidas do Simplex. Entre as novidades estão a Lola, um robot que tira dúvidas e serve de guia nas lojas do cidadão, um cartão para estrangeiros e um optimizador de investimento.
Trump suspendeu por seis meses a transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém. Alegou razões de segurança.
O México respondeu aos EUA e às taxas de Trump na mesma medida. Impôs tarifas à carne de porco, aço, whisky e queijo.
Depois da hora, a cimeira EUA-Coreia do Norte já tem local. Será num hotel de luxo na ilha Sentosa, em Singapura.
Outra informação relevante
A União Europeia é um travão aos défices elevados e ao adiamento de reformas. E isso é bom para o nosso país, defende Cavaco Silva num ensaio sobre Portugal e o futuro da UE. O ex-Presidente da República elogia ainda Passos pela coragem de ter aplicado "medidas duras" mas "necessárias", sem "iludir as pessoas"
António Costa citou Vítor Gaspar para responder à oposição sobre o não do Governo às exigências dos professores. "Não há dinheiro, não temos 600 milhões", disse o primeiro-ministro no debate quinzenal, só lhe faltando a acrescentar "qual é a parte da frase que não entendem" usada pelo ex-ministro das Finanças de Passos. E assumiu assim a realidade das contas do #somostodosCenteno.
- Entre as exigências dos professores e as mudanças no código laboral, foi um debate como há muito não se via. O Bloco e o PCP mataram saudades de fazer oposição e atacaram Costa e o Governo por todos os lados: entre o arrogante, prepotente, ingénuo, Catarina e Jerónimo não tiveram dó, contam a Rita Dinis e o Pedro Rainho. O Bloco já chamou o ministro ao Parlamento.
- Mas afinal quem tem razão? A esquerda e os professores quando dizem que a contagem de todo o tempo de serviço estava prevista no Orçamento e nos compromissos assumidos pelo Governo? Ou Tiago Brandão Rodrigues e António Costa que garantem que só o descongelamento das progressões nas carreiras foi garantido? Passa tudo pela troca de um "de" para um "do", segundo o fact check do Rui Pedro Antunes.
Já o PSD não vê entraves financeiros às medidas para a natalidade que apresentou. David Justino diz que "há dinheiro, só não explica onde. O local do tesouro só será revelado quando os sociais-democratas forem Governo. Rio dá a mesma garantia.
PSD onde a remodelação do site fez com que o símbolo do partido perdesse as míticas setas. Já há militantes a mostrar o seu desagrado, conta o Público.
Ressuscitou entretanto uma das polémicas sobre a eutanásia. A jovem que aparece empunhando o cartaz "Não matem os velhinhos" na contestação frente ao Parlamento, veio defender-se do rol de críticas de que foi alvo.
A Web Summit deve mudar-se de Lisboa para outra grande cidade europeia em 2109. Valência anunciou ontem que quer receber o evento pelo qual oferece 50 milhões por dez anos, mas há pelo menos mais oito cidades interessadas: Lisboa mantém-se na corrida, mas rivaliza com nomes como Paris e Londres.
Um dos trunfos pode ser a startup de origem portuguesa que acaba de se tornar no segundo 'unicórnio' tecnológico nacional. A Outsystems conseguiu uma valorização superior a mil milhões de dólares. Tudo começou, mesmo, numa garagem em Oeiras, pela mão de Paulo Rosado.
Em Espanha, a política está ao rubro. Depois de uma moção de censura o tirar da chefia do Governo, Rajoy demitiu-se da liderança do PP e José María Aznar veio oferecer-se para liderar a reunificação do centro-direita espanhol. Entretanto, Pedro Sánchez já apresentou o seu executivo, onde as mulheres estão em destaque.
Já em Itália, o novo Governo populista venceu a moção de confiança no Parlamento quatro dias depois de tomar posse e passou (à vontade) no Senado.
Os nossos Especiais
A uma semana do Mundial, qual é a relação entre a fé e o desporto? O João Francisco Gomes e o Fábio Ferreira Lima entrevistaram o escritor colombiano César Mauricio Velásquez, que conversou com o Papa e seis lendas do futebol para escrever "Futebol com Alma". Fica uma das revelações: "O Papa Francisco e Di Stéfano jogaram juntos no bairro onde viviam".
Mas há outra entrevista imperdível, a Ross Bailey, líder da Appear Here, um Airbnb para lojas pop-up. A Ana Pimentel falou com este empreendedor britânico que deixou de estudar aos 16 anos e aos 26 soma 18 milhões e dá-se ao luxo de rejeitar investidores.
A nossa opinião
- Maria João Avillez escreve sobre D. António Marto, o Sporting e "outras histórias": "Duas Europas que se olham com azeda desconfiança cada uma combatendo com as suas iradas tropas, em surdina ou com estrondo, o antagónico universo da outra. Um combate entre dois desastres".
- Miguel Pinheiro escreve sobre a polémica "uma princesa não fuma": "Nos anos 50, os jornais não falavam em cancro da mama porque não podiam usar a palavra "mama". Hoje, não se pode usar a palavra "princesa". Afinal, o moralismo e o feminismo são muito parecidos".
- Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o impacto das greves dos professores: "Há estudos que apontam para que as greves dos professores tenham impactos negativos e duradouros na vida dos estudantes, impactos que são mais graves nos rapazes e entre os que pertencem a minorias."
- Maria João Marques escreve sobre os resultadas das provas de aferição: "Houve umas luminárias do Ministério da Educação que entenderam colocar crianças a aprenderem matérias para as quais não têm, tão novas, capacidade. As crianças, previsivelmente, mostram dificuldades".
Notícias surpreendentes
Estreia amanhã “O Segredo dos Kennedy”. John Curran recria neste filme a tragédia de Chappaquiddick, em julho de 1969, que envolveu Ted Kennedy e as tentativas de encobrimento feitas pelo clã. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Outra tragédia, esta actual. A designer de malas Kate Spade foi encontrada morta em casa. Há suspeitas de suicídio.
Ronaldo é o terceiro desportista mais bem pago do mundo. No top 100, não entram mulheres.
Um acto de estoicismo pela defesa da Terra. Ben Lecomte quer, aos 51 anos, ser a primeira pessoa a atravessar o Oceano Pacífico a nado, numa tentativa de alerta para a poluição dos oceanos. São 9 mil km durante seis meses a nadar contra o plástico.
O Observador teve em Maio o seu melhor mês de sempre, batendo todos os recordes. Foi também o mês do nosso 4º aniversário com mais uma revista e da estreia do programa de assinaturas, o Observador Premium. Obrigada por nos ler
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário