quarta-feira, 6 de junho de 2018

Praia da Vieira distinguida como “Praia Acessível”


O galardão “Praia Acessível” foi, mais uma vez, atribuído à Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro), na sequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Marinha Grande. O hastear da Bandeira da Praia Acessível ocorreu no dia 5 de junho, junto ao Monumento ao Pescador, na Av. dos Pescadores.
 
A bandeira foi hasteada na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; da vereadora da cultura, Célia Guerra; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; e de representantes do ARH Centro.
 
O projeto “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.
 
Pretende-se dar a conhecer estes locais às pessoas com deficiência e, de um modo geral, a todas as pessoas com mobilidade condicionada, com especial destaque para os idosos e promovê-las, a nível nacional e internacional, como destino de férias.
 
Outros objetivos passam por mobilizar, através das parcerias estabelecidas, as autarquias locais e os concessionários das praias para a necessidade de: promover a acessibilidade às praias criando ou melhorando rampas, estendendo passadeiras de acesso, instalando corrimãos, adaptando instalações sanitárias; e disponibilizar  instrumentos auxiliares, tendo em vista a possibilidade das pessoas com mobilidade condicionada acederem à água e aí se banharem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário