domingo, 8 de julho de 2018

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT: O ESPETÁCULO DAS ONDAS ESTÁ QUASE A COMEÇAR



A 12ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit tem regresso marcado entre os dias 20 e 29 de julho. A programação do Festival Internacional de Desportos de Ondas conta com uma “mão cheia” de competições que irão decorrer nas águas da Praia do Mirante, onde se espera, para além do espetáculo que acontece no mar, uma verdadeira “maré cheia” de amantes dos desportos de ondas.

Kayaksurf e waveski são as modalidades que começam por entrar em água. Numa organização da Federação Portuguesa de Canoagem e da Kayaksurf.net, o Santa Cruz Fun & Session Kayaksurf e Waveski Special Event está marcado para dia 21. O segmento competitivo, aberto a federados e não-federados, tem um prize money de 500 euros a distribuir pelos três primeiros classificados de cada disciplina, enquanto que no segmento não competitivo se irá disputar os troféus Best Wave, Best Rookie, Best Wipeout e Best CLUB.

A maior prova europeia de skimboard está de regresso a Santa Cruz, com o Campeonato Internacional de Skimboard a decorrer nos dias 21 e 22. Esta prova é já um marco da realização do Santa Cruz Ocean Spirit, acontecendo nas águas do Oeste desde 2003. Esta será mais uma edição em que skimboarders de todo o mundo vão estar em prova, disputando um prize money de 3 mil euros.

Mas é o Noah Eurosurf Junior 2018 que promete ser a “prova rainha” deste Festival Internacional de Desportos de Ondas. Com as provas a decorrer entre 22 e 29 de julho, a competição vai trazer cerca de 220 jovens atletas que irão representar 16 seleções nas três modalidades lhe dão forma: surf, bodyboard e longboard. O destaque vai para a seleção portuguesa, que se sagrou campeã europeia em Marrocos, em 2016, nos escalões sub-14, sub-16, sub-18 e sub-18 feminino, tendo recebido ainda o título por seleções, assim como para a presença das seleções francesa, espanhola e marroquina.


Ainda no plano competitivo, destaque para a realização da 4ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf. Este é o 4º ano consecutivo em que Santa Cruz recebe a realização de uma etapa do circuito, a 28 e 29 de julho. Os moldes serão os mesmos, com a prova a decorrer num dia, tendo dois dias de período de espera. Uma das grandes novidades deste ano é o lançamento do Bodysurf Pro Junior, a decorrer nas mesmas datas do circuito principal. Cada prova irá contar com oito atletas sub-18 e todos têm de ser federados. As informações deste circuito estão disponíveis em www.bodysurfportugal.com

Desporto para todos

E se as competições que dão forma ao programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit prometem uma “enchente” de amantes dos desportos de ondas, a verdade é que há um extenso programa de atividades a decorrer ao longo dos 10 dias do evento. Quem quiser experimentar kayaksurf e stand up paddle – SUP - pode fazê-lo nas happy hours que decorrem na piscina da Aldeia Neptuno, entre os dias 21 e 29. São ainda garantidos momentos de diversão com o SUP Group, em que grupos com um máximo de 5 elementos podem tentar apanhar uma onda - todos na mesma prancha gigante.

Sublinhe-se que o Festival volta a dinamizar uma sessão de surf adaptado com a participação de alunos da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI), promovida pela SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado, criando condições para que todos possam entrar em água e mostrando que apenas é necessária força de vontade para surfar.


Entre 23 e 26 de julho, o recinto do Santa Cruz Ocean Spirit conta ainda com aulas sunset para todas as idades. Técnicos de associações e projetos locais vão dinamizar aulas de yoga, alongamentos e jiujitsu que prometem um final de tarde diferente, com o típico pôr-do-sol de Santa Cruz como pano de fundo.

Depois de dias repletos de ondas, chega assim a hora de noites repletas de música. A 12ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit apresenta um programa musical para todos os gostos, que vai da Aldeia Neptuno ao Aeroclube de Torres Vedras, sem esquecer a programação dinamizada por agentes de restauração e divertimento locais.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. O evento conta ainda com a Tecsport Audi, a Meo e a Vimeiro como patrocinadores. Rádio oficial: Mega Hits. Televisão oficial: Fuel TV. Apoio à divulgação: Grafivedras, Kayaksurf.net, Meo Beachcam e Torres Vedras Web. Merchandising oficial: Mar Gifts. Parceiros: Cruz Vermelha, Oceanário de Lisboa e Sealand. Certificação Ambiental do Ministério do Ambiente, Fundo Ambiental e Sê-lo Verde. Parceiros institucionais: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal, Oeste Portugal e Green Destinations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário