domingo, 8 de julho de 2018

Videovigilância para prevenção e combate a incêndios




A convite da presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, responsáveis pelos órgãos autárquicos do município e freguesias do concelho da Marinha Grande e representantes do comando dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande estiveram no Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), no dia 5 de julho, para conhecer o CICLOPE - Sistema de Videovigilância para Apoio à Deteção e Combate de Incêndios Florestais.

Trata-se de um sistema implementado este ano, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que integra os municípios de Marinha Grande, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O CICLOPE é gerido e monitorizado em parceria com o Comando Territorial da GNR de Leiria e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.

Este sistema de prevenção e combate tem como objetivos: a prevenção como elemento dissuador de comportamentos de risco em áreas florestais; apoio à deteção, confirmação e localização dos incêndios de forma mais precoce e assertiva, aumentando a rapidez e a eficácia de atuação das equipas no terreno através da contínua monitorização do teatro de operações.

Entre as várias ações e meios do CICLOPE, destacam-se a câmara de videovigilância que permite a captação de imagens em 360 graus, em tempo real, instalada em cada um dos 10 municípios da CIMRL e que permitem uma taxa de cobertura de 74% do total da área dos 16 concelhos do distrito de Leiria. Na Marinha Grande, o equipamento está instalado na torre do Edifício Horinzonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário