Enquanto dormia...
... Jair Bolsonaro tornou-se o novo Presidente do Brasil. Venceu com 55% dos votos contra 45% de Fernando Haddad e tomará posse a 1 de Janeiro. O militar que começou como piada, vai mesmo a liderar o maior país da América do Sul, que vira assim à direita.
- Para trás fica o folclore dos momentos da votação de Haddad e Bolsonaro e as muitas histórias, imagens e brincadeiras da Internet destas eleições históricas que acabaram com lágrimas de um lado e festa do outro.
- Pelo meio houve algumas curiosidades que se destacaram: como quem é a nova primeira-dama brasileira?; e afinal em que votou Fernando Henrique Cardoso?
- Para a frente importa olhar para o que vencedor e vencidodisseram nos vários momentos após os resultados serem conhecidos e analisar com atenção os discursos de Bolsonaro e Haddad nas entrelinhas para perceber o que segue na disputa política.
- Ainda mais para a frente, há cinco grandes desafios para o novo Presidente do Brasil, que vão da segurança à economia, da corrupção à governabilidade até à reconciliação.
- Quanto ao futuro a partir de Janeiro, o Brasil elegeu um Presidente que, no espaço de uma semana, insinuou a execução dos seus adversários políticos e depois apelou à democracia e à liberdade. Resta saber afinal, qual dos dois vai ser Presidente? Será um tiro no escuro.
- O resumo de tudo o que se passou está no vídeo #EleConseguiu. A noite em que o Brasil virou e nas capas de jornais de todo o mundo.
- Pode ler ainda a opinião sobre as eleições brasileirasde Rui Ramos, Alexandre Homem Cristo, João Marques de Almeida, Diana Soller e João Carlos Espada.
Ainda uma outra notícia da noite: Um avião indonésio com 189 pessoas a bordo caiu ao mar 13 minutos depois de ter levantado voo em Jacarta. O aparelho parece ter acelerado antes da queda e não há ainda mais notícias sobre o acidente.
Outra informação relevante
Entre esta tarde e amanhã discute-se vota-se na generalidade o Orçamento. No fim-de-semana, o PCP disse que votará sim mas quer "novos avanços" no IRS. Rio garantiu o não e criticou o PS por fazer um Orçamento "confortável" para chegar às eleições.
O Governo decidiu ocultar a lista de subvenções dos políticos por sua própria iniciativa. O ministério da Segurança Social justificou a decisão com a nova lei da Proteção de Dados, mas esta diz que não foi chamada a pronunciar-se, noticia o JN (sem link).
A abertura das bolsas da Euronext está atrasada esta manhã devido a “problemas técnicos". O problema afecta países como Portugal, França, Holanda ou Bélgica.
As Finanças estão a travar a correção do IMI. Segundo o CM, os contribuintes estão a pagar um imposto mais elevado do que o real. A situação foi descoberta pelos senhorios, quando tentaram atualizar o valor da renda aos arrendatários e este foi recusado.
Marques Mendes considerou o governo "politicamente suspeito" no caso de Tancos. Mas poupou Marcelo: disse que houve apenas uma entidade “que se portou bem” neste caso: o Presidente da República.
O novo ministro da Defesa disse que as "lições" de Tancos têm de ser aprendidas. E prometeu divulgar resultados da auditoria à PJ Militar nas próximas semanas.
O tribunal de Gondomar obrigou Primark a indemnizar cliente que humilhou. Em causa, conta o JN, um cliente detido pela PSP em frente à família suspeito de usar uma nota falsa.
No desporto, depois do Real Madrid ser goleado (5-1) em Barcelona foi o fim da linha para Julen Lopetegui. O senhor que se segue deve ser Antonio Conte. Para já, ficam os divertidos memes da Internet.
Em Inglaterra, o futebol chora a morte do dono do Leicester, cujo helicóptero se despenhou no fim do jogo com o West Ham. Vichai Srivaddhanaprabha comprou o clube na 2.ª Divisão, festejou o título da Premier League, falava mal inglês, mas percebeu como ninguém a cultura do futebol.
Por cá, o FC Porto venceu o Feirense por 2-0 e juntou-se ao Sp. Braga como líder da I Liga, depois da derrota do Benfica frente ao Belenenses.Valeu a ‘imaginación’ espanhola, como diz a Mariana Béu na crónica, e o ‘olá’ de Óliver Torres no mesmo dia do ‘adeus’ do seu mentor.
O Sporting também ganhou, batendo o Boavista por 3-0, com um bis de Nani. O Bruno Roseiro diz que por uma noite, o tempo voltou para trás e trouxe o que se perdeu. Um dos que mais viveu a nostalgia foi Nani.
A Fórmula 1 teve pela primeira vez um pentacampeão: Hamilton festejou o 5.º título no México, ao acabar no quarto lugar. É a história de um miúdo que lavou carros, serviu às mesas e sofreu bullying na escola.
Na política internacional, destaque para a Alemanha, onde Merkel continua em queda. Os partidos da sua coligação sofreram quedas importantes nas eleições em Hesse. E permitiram que a extrema-direita passasse a ter representação no parlamento regional.
Mais um grande parte da 'Marcha de Migrantes' hondurenhos rompeu a rede fronteiriça da Guatemala com o México e continua a caminho dos EUA.
Precisamente nos EUA, Jeff Sessions, o Procurador-Geral dos EUA, quer pena de morte para o autor do massacre na sinagoga de Pittsburgh. "Todos os Judeus devem morrer", publicou Robert Bowers duas horas antes do ataque que fez 11 mortos.
Os nossos Especiais
José Rodrigues dos Santos acaba de publicar "A Amante do Governador". Numa entrevista ao Bruno Horta, falou do novo livro e dos críticos. Do jornalismo e do trabalho na RTP. Das transformações na televisão e das aulas na universidade. Da política e dos políticos. Ficam duas frases fortes: “Se há pessoas que acham que não é assim que se escreve, elas que escrevam” e "Se tivesse 50 milhões teria ido para as Caraíbas".
A nossa opinião
- Luís Rosa escreve "O novo livro de Cavaco e o Porsche de Pedro Nuno": "O gosto pelo secretismo é algo que uma parte dos políticos adoram. Têm sempre medo da palavra-chave da democracia: transparência. Daí as críticas a Cavaco -- que deu o seu contributo para a História".
- Helena Matos escreve "A reacção não canta. Só inventa": "O boato era a arma da reacção. Agora são as fake news. O povo só vota à direita porque é enganado?".
- Paulo Trigo Pereira escreve Setúbal e o Sado: sol na eira e chuva no nabal?: "Não é para mim clara a necessidade estratégica na rede nacional e europeia de transporte de mercadorias do afundamento do canal do Sado, pelo que seguir com o projeto me parece imprudente e temerário".
- Alberto Gonçalves escreve "Notícias do meu (ai, ai) país": "Se tomarmos os espécimes à exacta medida do que valem, tudo o que envolve o dr. Louçã e o prof. Freitas – “intelectuais” na perspectiva de um maquinista da CP – contém inegável potencial humorístico".
- Inês Domingos escreve "A grande viragem": "Nesta legislatura, as empresas pagaram cada vez mais impostos e cada vez mais impostos em percentagem dos seus lucros, fruto das políticas deste Governo e de uma ideologia contra a iniciativa privada".
- P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Universidade Católica: Bis In Idem!": "A sociedade precisa de profissionais competentes e, sobretudo, de mulheres e homens que saibam fazer da sua profissão um serviço ao bem comum".
Notícias surpreendentes
É uma das incongruências deste Orçamento. Há uma descida do IVA dos espetáculos para 6%, mas que deixa de fora o cinema e os festivais de rock. Explicando com um exemplo: ver Ed Sheeran na Luz custa mais do que na Altice Arena.
Lembra-se quando a Blue Note mudava o mundo? Uma segunda fornada da série económica "5 Original Albums" traz nomes fundamentais do jazz das décadas de 50 e 60, em pequenas caixas que juntam discos históricos e raridades fora de catálogo.
É possível controlar a nossa vida digital e evitar que dados privados sejam do conhecimento de quem não queremos. É preciso seguir um Data Detox Kit de oito dias. A Ana Brasil experimentou-o, diz que funciona e explica como.
É o politicamente correcto: Meghan Markle tem guarda-costas mulheres. E, tal como ela, também Kate Middleton e Camila Parker-Bowles. Diz-se que foi o príncipe Carlos que tomou esta decisão quando Kate e William ficaram noivos.
Já sabe que o Observador, eleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa segunda-feira, boa semana
(e fica a nota do regresso dos The Cure a Portugal: são a primeira confirmação para o Nos Alive)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário