segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

360º - Conflitos de interesses nos políticos: as leis existem, a fiscalização é que falha. Globos de Ouro: os vencedores, os vencidos e as surpresas

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os Globos de Ouro foram entregues esta madrugada:
  • O grande vencedor foi Freddy Mercury, renascido com "Bohemian Raphody", que conta a vida do vocalista dos Queen e ganhou na categoria de melhor drama;
  • O grande derrotado foi Bradley Copper: o seu  "A Star Is Born" só ganhou um Globo;
  • A grande surpresa foi para Glenn Close, que claramente não esperava vencer o Globo de Ouro para melhor atriz quando Lady Gaga estava na corrida.

Pode ver aqui a lista completa dos vencedores dos Globos de Ouro.

A cerimónia teve momentos ridículos, inesperados e cómicos. Reunimos todos em 30 memes que resumem o que se passou.

Antes dos prémios houve a passadeira vermelha, claro. Da cauda de Lady Gaga às flores de Heidi Klum, a passadeira teve tanto de celestial como de infernal. O azul levou a melhor e os piores looks nem chegaram para aquecer a noite.

Os Globos de Ouro vistos do sofá (mais ou menos): o argumentista Tiago R. Santos foi a uma festa ver a cerimónia, mas não foi fácil — e, ainda por cima, o melhor filme não foi aquele que esperava. Crónica de uma longa noite.

Mais informação importante

A gripe está a fazer com que a afluência às urgências e o tempo de espera nos hospitais aumentem. Os números preocupam: no sábado, dez hospitais tinham tempos de espera acima do recomendado para urgências; no domingo, quase vinte hospitais tinham tempos acima de uma hora.

Mais um alerta: as temperaturas mínimas vão continuar muito baixas até ao final da semana, podendo chegar a 5 graus negativos em algumas regiões.

Estas fotos mostram como as temperaturas negativas cobriram várias cidades do norte do país de branco nos últimos dias.

Sousa Cintra perdeu um pedido de indemnização de cinco milhões de euros contra o Estado. O empresário pretendia ser compensado pela decisão do Governo de retirar as autorizações de prospeção de petróleo ao largo da costa algarvia. A notícia é do CM.

Para os portugueses, "Enfermeiro" foi a palavra do ano, numa votação organizada pela Porto Editora. "Assédio", "extremismo", "paiol" ou "populismo" ficaram para trás.

A Justiça continua sem reconhecer a morte de um empresário de Braga. João Paulo Fernandes foi assassinado em março de 2016 e os autores do crime foram condenados, mas o corpo nunca apareceu e a certidão de óbito continua por passar, escreve o JN.

Tony Castro, neto de Fidel, está a ser criticado nas redes sociais por partilhar no Instagram fotografias de uma vida de luxo ostensivo. Há fotos do jovem de 20 anos num iate e ao volante de um BMW.

Foi um susto: a polícia inglesa lançou um pedido de ajuda para encontrar uma bebé de 17 meses que desapareceu quando o carro do pai foi roubado em Londres. Maria apareceu três horas depois. A polícia continua à procura do homem que levou o automóvel.

O Benfica venceu o Rio Ave por 4-2, depois de estar a perder por dois. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "a expetativa virou pesadelo, mas o pesadelo acabou em noite de sonho".

Bruno Lage teve uma estreia a ganhar como treinador principal do Benfica e no final comentou as suas opções, o futebol e a transição no clube: “Falei um minuto com o presidente e outro com o Rui Costa”.

Com dois golos, João Félix tornou-se o mais novo de sempre a bisar na nova Luz, fazendo a dupla perfeita com Seferovic. Conheça os números do “Jonas de 19 anos”.

Houve um dérbi que não teve golos mas mobilizou muita gente. Estrela e Belenenses não foram além de um empate a zeros, só que a festa foi feita ainda antes do apito inicial. Veja as imagens do regresso aos domingos de futebol na Reboleira, das claques às caras conhecidas.

Em Espanha, continua a crise no Real Madrid: a derrota no Bernabéu frente à Real Sociedad colocou os merengues em quinto lugar, atrás do Alavés.

Os nossos Especiais

O que se passa com os conflitos de interesses dos políticos? Está mesmo tudo por fazer ou só falta implementar as soluções? O que é que acontece nos outros países? O Ensaio de Nuno Gonçalo Poças explica que as leis existem, a fiscalização é que falha.

No fim de semana soube-se da morte de Vítor Jorge, o serial killer português conhecido como Mata-Sete. A Tânia Pereirinha contou a sua história num Especial interactivo do Observador, que pode ler aqui (de preferência num computador e com o som ligado).

A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "O faz-de-conta": "O governo promete, aloca verba mas lança concursos públicos abaixo do preço de mercado, que ficam vazios. Incompetência? É mais provável o contrário: eis uma forma hábil de controlar a despesa pública".

Luís Rosa escreve "Um Governo que prefere a censura ao combate à corrupção": "Ameaçar a OCDE com um protesto formal sobre um relatório económico que aborda a corrupção prejudica a imagem de Portugal e faz de Augusto Santos Silva uma espécie de censor do tema 'José Sócrates'".

João Carlos Espada escreve "Sobre o euro e o futuro da UE": "Como alertaram insistentemente Edmund Burke e Alexis de Tocqueville, as culturas políticas inflexíveis geram recorrentemente a escolha enganadora entre Antigo Regime e Revolução".

Diana Soller escreve "Populismos e finais felizes": "Numa época em que os populismos têm uma presença cada vez mais forte nas democracias ocidentais, vale a pena revisitar o passado e outras geografias. Queremos o mesmo para nós?"

Notícias surpreendentes
 
Hoje é o primeiro dia da guerra pelas audiências nas manhãs televisivas. Na SIC, Cristina Ferreira entrevista Luís Filipe Vieira; na TVI, Manuel Luís Goucha fala com Roberto Leal sobre a sua doença.

Tudo começou com a transferência de Cristina Ferreira para Carnaxide. Como é que a apresentadora se transformou numa das mulheres mais influentes do país? Cinco especialistas de diferentes áreas analisam o seu percurso, da televisão às redes sociais, passando pelos sapatos e pelos perfumes.

Kevin Spacey vai hoje a tribunal acusado de ter agredido sexualmente um jovem de 18 anos. No total, mais de 30 pessoas acusam o ator de assédio. Spacey vai declarar-se inocente.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário