segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

ICNF abre concurso para contratação de trabalhadores


ICNF abre concurso para contratação de trabalhadores

Resultado de imagem para ICNF abre concurso para contratação de trabalhadoresO Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) tem aberto concurso para a contratação de cinco postos de trabalho para os serviços da Marinha Grande, cujas candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 9 de janeiro.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reconhece a importância deste concurso de admissão de pessoal, uma vez que “vem na sequência das várias reivindicações que temos feito para o reforço de meios operacionais, técnicos e financeiros do serviço local do ICNF, sobretudo depois do incêndio de outubro de 2017, que dizimou 86% da área total do Pinhal do Rei”.

A presidente acrescenta que “sabemos que as cinco vagas abertas para a Marinha Grande não são suficientes para suprir as necessidades de trabalhadores inerentes ao processo de reflorestação da Mata, mas já são um pequeno contributo”. Contudo, “desejo que, desta vez, o concurso receba candidatos, uma vez que, o ano passado, o ICNF já tinha aberto outro procedimento que ficou deserto”.

Cidália Ferreira refere que esta medida “denota a parceria que o Município tem estabelecido com o ICNF e que não se pode esgotar nesta ação, continuando a ser necessário que o Governo dote o ICNF de mais meios humanos, técnicos e financeiros no âmbito da reflorestação e reorganização do Pinhal e na preservação das áreas não ardidas”.

O procedimento abrange a contratação de um total de 35 pessoas para a categoria de assistente operacional do mapa de pessoal do ICNF, para o período de um ano, 20 dos quais são destinados ao Departamento de Conservação da  Natureza e Florestas do Centro, divididos equitativamente pelos serviços de Marinha Grande, Coimbra, Manteigas e Figueira da Foz.

As funções a desempenhar são: ações de silvicultura; gestão de combustíveis; acompanhamento na realização de fogos controlados; realização de queimadas; manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis; manutenção e beneficiação de outras infraestruturas; ações de controlo e eliminação de agentes bióticos; sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas; e vigilância das áreas a que se encontra adstrito; primeira intervenção em incêndios florestais, de combate e sub-sequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio, desde que integrados  no  Dispositivo  Integrado  de  Prevenção  Estrutural  (DIPE), e previsto em diretiva operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil; proteção a pessoas e bens prevista em diretiva operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil.

Todas as informações relativas à candidatura ao procedimento de contratação dos assistentes operacionais devem ser consultadas no sítio de internet do ICNF, em www.icnf.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário