domingo, 27 de janeiro de 2019

Manhã de domingo: Por que voltou uma barragem a matar no Brasil? /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Três anos depois da rutura da barragem de Mariana, o maior desastre ambiental no Brasil, uma barragem voltou a colapsar. Já há 34 mortos e o número de desaparecidos é elevado. Afinal, o que falhou?
Autoridades estão a evacuar localidades por "risco iminente" de nova rutura. Sirenes tocaram de madrugada em localidades junto à barragem. Há 34 mortos confirmados.
Novos dados sobre a autópsia revelam que a criança terá morrido no dia em que caiu no poço em Totalám. Funeral é ao final da manhã deste domingo em El Palo, Málaga.
Junte-se um PM disposto politicamente a tudo a um PR frívolo. Acrescente-se a subordinação à agenda ditada por radicais institucionais na AR e subversivos nas ruas. No final temos um país degradado.
Foi um momento vulgar e ordinário, muito difícil de aceitar num PM. António Costa deveria ter pedido desculpa a Assunção Cristas, aos deputados e aos portugueses. Foi indigno do cargo que ocupa.
É médica especializada em cuidados paliativos e está em Portugal para apresentar um livro sobre a morte. Ana Cláudia Arantes diz que andamos a desperdiçar o tempo e, no final, ninguém morre por nós.
A expectativa é que Portugal seja o país que se segue na receção das Jornadas Mundiais da Juventude de 2022. Anúnico será feito pelo próprio Papa este domingo, no encerramento do evento no Panamá.
Diamantino Figueiredo, treinador de guarda-redes do FC Porto, tentou agredir um adepto do Sporting com a medalha de finalista. Os dragões não assistiram ao levantar da Taça da Liga pelos leões.
Após uma primeira parte equilibrada, Sporting acumulou azares enquanto FC Porto crescia no jogo. Petrovic, no limite, a sangrar, aguentou em campo. E o prémio coletivo chegou nos penáltis (3-1).
Sindicatos da CGTP venderam cinco prédios em Lisboa por 10,3 milhões de euros nos últimos dois anos, aproveitando a especulação imobiliária na capital.
A polícia foi chamada ao local pelas 2:50 e identificou três ecopontos e uma viatura em chamas. Não estão, até ao momento, identificados quaisquer suspeitos, segundo a PSP. 
Opinião

Rui Ramos
Há preconceitos, mas menos derivados de qualquer ideal de supremacia branca, do que da suspeita que sempre visou os pobres. A “racialização” à americana, em que comungam os extremistas, não é solução.
Beatriz Soares Carneiro
A Comissão Europeia apresentou uma proposta que é um verdadeiro Cavalo de Tróia que pode levar a uma perda irremediável de soberania fiscal dos Estados da UE. E fê-lo de forma sorrateira e traiçoeira.
Luís Reis
A esquerda portuguesa passou de esquerda caviar a esquerda Colgate, especialista no branqueamento não apenas dos dentes, mas de tudo o que façam “os nossos”.
Luis Teixeira
O dr. Rio diz que é social-democrata e que não é de direita. É facto que a social-democracia nunca foi de direita. O problema do dr. Rio é que o povo do PSD também nunca foi social-democrata. 
José Manuel Fernandes
Depois do caso do bairro Jamaica, quando se aconselhava prudência e bom senso, o Bloco optou por acusações incendiárias. Pior: discursos como os de Mamadou Ba fazem mais racistas do que anti-racistas.
MAGG

Marta Cerqueira
Há T2 a 350€, marisco fresco e bolas de Berlim acabadas de fazer. Mas há muito mais. Nós fomos saber.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário