Considerado uma referência internacional no setor do Artesanato e da Formação Profissional, o CEARTE é frequentemente requisitado para partilhar as suas boas práticas com organizações de outros países como a Turquia, Rússia, Brasil, Alemanha e Espanha.
Representantes da UNICEF Turquia e da Confederação de Comerciantes e Artesãos Turcos (TESK), juntamente com vários empresários daquele país, realizaram esta semana uma visita ao Pólo de Formação do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) localizado no Convento de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo, com o objetivo de conhecer a organização do setor do Artesanato em Portugal e, especificamente, as metodologias de formação direcionadas aos “jovens NEET” (Not in Education, Employment or Training - sigla inglesa para designar os jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam nenhum tipo de formação).
O Presidente do Conselho de Administração do CEARTE, Paulo Teles Marques, o Diretor, Luís Rocha, e a Diretora-Adjunta, Ana Cristina Mendes, tiveram assim a oportunidade de apresentar o sistema de formação profissional para o Artesanato em Portugal, e a missão do CEARTE no que concerne ao apoio ao empreendedorismo, inovação, e certificação (artesãos e produções artesanais).
Com esta experiência, a comitiva turca pretendeu adquirir o modelo de gestão praticado pelo CEARTE em Portugal de modo a aplicá-lo num programa gerido pela UNICEF Turquia em parceria com a Confederação de Comerciantes e Artesãos Turcos. Este programa visa o combate ao trabalho infantil, à pobreza e à marginalização social dos jovens, através da criação de condições para a reintegração social e profissional, alavancada na formação e na qualificação.
Considerado uma referência internacional no setor do Artesanato e da Formação Profissional, o CEARTE é frequentemente requisitado para partilhar as suas boas práticas com organizações de outros países como a Turquia, Rússia, Brasil, Alemanha e Espanha.
Os bons resultados ao nível escolar, o sucesso profissional no mercado de trabalho, a diminuição do abandono escolar, a qualidade da formação ministrada, os prémios e distinções conseguidos, e a eficácia das estratégias psicossociais em grupos de jovens vulneráveis, foram os pontos enfatizados pelos visitantes como exemplo ímpar de gestão de formação.
Adicionalmente, esta visita permitiu fortalecer a cooperação entre as três entidades, visando o desenvolvimento de projetos e iniciativas conjuntas no futuro.
A reunião de trabalho terminou com um almoço servido pelos alunos do 1º ano do Curso de Técnico de Restaurante-Bar, que motivaram rasgados elogios da delegação turca quanto ao profissionalismo e postura demonstrados.
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