quinta-feira, 18 de abril de 2019

Serpa | História do concelho nas ruas de Serpa Cortejo Histórico e Etnográfico faz 40 anos



O já tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa, que este ano faz quarenta anos, volta a sair à rua no próximo domingo, dia 21 de abril. 

Este ano, a novidade passa pela inclusão de dois novos quadros, nomeadamente os Besteiros do Conto e a Praça de Jorna. No primeiro caso, trata-se de um retrato de uma milícia de Serpa que se destacou durante o Cerco de Portalegre, cujas habilidades foram reconhecidas. No caso da Praça de Jorna, não é novidade no Cortejo. Contudo, o quadro histórico foi reformulado e será certamente mais um carro marcante desta edição. 

O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, volta a marcar presença forte nesta iniciativa através da participação de vários grupos e ranchos corais. 

Trata-se de um evento que se realiza desde 1979 e que retrata quadros locais, mostrando a história, a etnografia e o património construído, e que marca os festejos da Páscoa em Serpa, e em especial, as Festas em Honra de N. Senhora de Guadalupe. 

Na sua organização, construção e realização, este evento envolve mais de 1000 pessoas, entre trabalhadores da autarquia e outros populares, que se disponibilizam para participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário