terça-feira, 4 de junho de 2019

Proença-a-Nova | Vivências e histórias dos “ratinhos” do concelho vão ser recordadas dia 8 de junho



As vivências e histórias dos ratinhos do concelho de Proença-a-Nova vão ser recordadas este sábado, 8 de junho, no Vale da Mua em duas iniciativas do projeto Beira Baixa Cultural que apresentam, por um lado, uma recriação histórica das viagens dos homens que se deslocavam para o Alentejo, onde ficavam cerca de 40 dias na ceifa, e, por outro, um atelier de cultura e gastronomia dedicado ao pão e à broa de milho. Com ponto de encontro no edifício da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Vale da Mua às 16h00, os participantes serão convidados a aprender os segredos da receita do pão e da broa de milho, que vão a cozer em forno de lenha, e escutar algumas histórias de pessoas que foram ou que conviveram de perto com os “ratinhos”. 

No mês de maio, eram às centenas os homens que partiam, de vários pontos do concelho, para as grandes cearas no Alentejo, onde ficavam várias semanas, trabalhando de sol a sol para trazer algum dinheiro de volta, uma importante fonte de rendimento para as suas famílias. Eram vários os percursos já estabelecidos que levavam os “ratinhos”, como ficaram conhecidos, até ao meio de transporte do outro lado do Ocreza ou então iam a pé até ao destino. No Vale da Mua, a passagem era feita entre as duas pontes sobre o rio, com a ajuda de uma barca. No regresso, em junho, se o rio levava pouca água, faziam a travessia a pé. 

Os participantes nesta iniciativa terão assim a oportunidade de fazer um desses percursos a pé, entre a aldeia e o Rio Ocreza, onde o grupo de teatro Váatão fará uma teatralização das histórias que, entretanto, recolheu junto da população do Vale da Mua. O encontro termina na associação, com a prova do pão recém cozido e de um dos pratos típicos dos ratinhos.

As inscrições, gratuitas, estão a decorrer no Posto de Turismo (pelo email postodeturismo@cm-proencanova.pt ou 939 623 269) e são limitadas a 60 participantes. Para a caminhada, deverão trazer roupa e calçado confortável. O projeto Beira Baixa Cultural, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, é cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário