terça-feira, 8 de outubro de 2019

Proença-a-Nova |Receitas dos Avós” apresentado no arranque no ano letivo da USPN



A apresentação dos livros As Receitas das Avós e as Receitas dos Avôs, um projeto de João Carrega, marcou o arranque oficial do novo ano letivo da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, que decorreu no Auditório Municipal, no dia 4 de outubro. O jornalista reuniu receitas apresentadas por pessoas que abriram as portas das suas cozinhas para revelar as suas habilidades culinárias e que fazem parte das memórias dos seus netos. 

“Há dois anos surgiu esta ideia de reunir receitas que estão na memória dos netos, mas num registo diferente. A lógica era ir ter com avós de várias regiões do país e convidá-las a dar a cara, a apresentar os seus netos e a partilhar os sabores que eles reconheciam nelas. Foram livros muito interessantes do ponto de vista do contato humano: ir a casa, ver as pessoas, ver a confeção das receitas. O carinho com que fomos recebidos, o estilo informal do dia a dia na realização das mesmas, fez com que resultasse num livro com receitas genuínas e não só a mera partilha das mesmas”, explicou João Carrega. O livro Receitas das Avós vai na segunda edição e, dado o sucesso da primeira, foi revisto e aumentado com partilhas de outras avós que quiseram participar. O segundo livro foi dedicado aos homens que são avôs e “àqueles que já foram netos de alguém”, e, como o autor explicou, “os homens são mais dedicados aos petiscos, embora haja aqueles que apresentaram receitas mais elaboradas”. 

Apresentados pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, estes são livros com pessoas mais ou menos conhecidas, algumas delas que reconhecemos de imediato por serem empresários, políticos, professores “e que demonstraram que apesar dos seus cargos profissionais também são pessoas normais e que vão para a cozinha”. 

Na sessão de arranque oficial do ano letivo foram ainda apresentadas as novas disciplinas e o arranque do projeto Resgatar Memórias Escolares pelo reitor da USPN, António Manuel Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário