terça-feira, 8 de outubro de 2019

Proença-a-Nova | Bibliomóvel com novas paragens no concelho



Lameira Martins, Galisteu Cimeiro e Espinho Pequeno são as novas localidades visitadas pela Bibliomóvel - biblioteca itinerante de Proença-a-Nova. Com estas novas inclusões, a Bibliomóvel chega a um total de 31 localidades, divididas em duas rotas, de segunda a sexta-feira (ver aqui). 

A Lameira Martins e o Galisteu irão integrar a rota 1, no primeiro caso, à quinta-feira, juntando-se às localidades de Padrão, São Pedro do Esteval, Lameira de Ordem, Palhota, Monte Fundeiro, Borracheira e Murteirinha; e no segundo, à sexta-feira, no percurso que passa no Vale de Urso, Pergulho, Vale de Água, Serimógão, Murteira e Moitas. Por sua vez, o Espinho será incluído na rota 2, à sexta-feira, na volta que passa na Pedra do Altar, Vale Videiros, Estevês, Peral e Vale da Mua. 

Há 13 anos ao volante da Bibliomóvel, Nuno Marçal encurta assim a distância entre os cidadãos e as instituições públicas, ação assente em três pilares: utilidade, proximidade e afetividade. E lança o apelo para aquelas localidades que ainda não estão abrangidas pelas rotas da Bibliomóvel que, caso estejam interessadas, podem solicitá-lo por telefone (274 670 007), e-mail (bibliomovel@cm-proencanova.pt) ou pessoalmente e “mesmo que seja apenas e só uma pessoa, nós vamos, estamos e damos aquilo somos: Biblioteca Pública sobre rodas”, incentiva o bibliotecário. Mais do que uma biblioteca, a Bibliomóvel possibilita a uma população com baixa escolaridade, na sua maioria, o acesso à informação e ao conhecimento, aspetos fundamentais para a promoção do seu desenvolvimento pessoal e social, ao mesmo tempo que lhes assegura momentos de interação social e bem-estar dada a dinâmica implementada. 

Serviço de referência bibliográfica, apoio bibliotecário aos Centros de Dia do concelho, empréstimo domiciliário (livros, revistas, cd´s e dvd´s), fotocópias, posto móvel de atendimento, pagamentos por multibanco e acesso gratuito à internet são alguns dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário