quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

MUNDO |. Seis mil pessoas a bordo de um navio de cruzeiro impedidas de desembarcar

Seis mil passageiros a bordo de um navio de cruzeiro da companhia Costa Crociere estão impedidos de desembarcar no porto italiano de Civitavecchia por causa de um casal, de Hong Kong, com sintomas compatíveis com o coronavírus.
Os ocupantes do cruzeiro esperam desde as primeiras horas da manhã o resultado de testes médicos ao casal, não podendo, por isso, desembarcar. A bordo, para além dos seis mil passageiros, estão também mais mil tripulantes.
O homem e a mulher apresentam sintomas compatíveis com o coronavirus: febre e problemas respiratórios. Foram ainda no navio colocados em isolamento.
"Fomos alertados no início da manhã de hoje pelo Ministério da Saúde e enviamos três médicos a bordo para colher amostras", disse a porta-voz do centro de saúde de Civitavecchia, a cerca de 80 quilómetros de Roma.
As amostras vão ser analisadas no hospital Spallanzani, em Roma, especializado em doenças infecciosas, disse o porta-voz. Os resultados devem ser conhecidos ainda hoje.
O casal chegou a Milão a 25 de janeiro vindo de Hong Kong, depois embarcou em Savona (Itália), sendo que o navio fez escalas posteriormente em Barcelona e Palma de Maiorca (Espanha) e Marselha (França), segundo os meios de comunicação italianos.
O Costa Smeralda chegou hoje de manhã a Civitavecchia de Palma de Maiorca (Espanha), "para um cruzeiro de uma semana no Mediterrâneo", referiu a companhia.
Em Itália, até agora, "todos os casos (suspeitos) analisados deram resultados negativos, e o sistema (sanitário italiano) está pronto se houver algum caso de contágio ao novo coronavírus", disse hoje aos jornalistas Silvio Brusaferro, Presidente do Instituto Superior de Saúde.
O epicentro da epidemia do novo coronavírus (2019mCov) está localizado na cidade de Wuhan, na República Popular da China, país onde já há 170 mortos sendo que mais de 7.700 pessoas se encontram infetadas.

RTP _ C/ Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário