quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Coronavírus: Parte hoje de Beja avião rumo à China para retirar portugueses

Resultado de imagem para Coronavírus: Parte hoje de Beja avião rumo à China para retirar portugueses
Segundo a RTP, o A380 parte hoje de Beja, rumo à China para retirar os portugueses que desejem sair de Wuhan.
Avança a RTP que o Airbus 380 da companhia aérea portuguesa Hi Fly (fretado por França) vai partir esta quinta-feira, 30 de janeiro, de Beja para resgatar os 17 cidadãos portugueses que manifestaram vontade de sair da China - quase todos em Wuhan, na província de Hubei.
Detalha a estação pública de televisão que a partida está prevista para as 10h00 desta quinta-feira e a aeronave fará uma escala em Paris para embarcar cerca de 30 médicos franceses que serão responsáveis por assegurar a operação de rastreio. Já na sexta-feira, o avião deixa Paris ainda de madrugada, pelas 05h00, fazendo escala em Hanói. A partida do Vietname está prevista para as 18h30 e a aterragem em Wuhan pelas 20h30.
Adianta ainda a RTP que o rastreio deve durar quatro horas, sendo apenas permitida a entrada a quem não estiver infetado. No dia 1 de fevereiro pelas 00h20 o avião sai da China com aterragem prevista em Paris pelas 11h30.
O número de pessoas que morreram devido ao novo coronavírus, detetado na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China, aumentou hoje para 170 e o total de infetados era de mais de 7.700 pessoas.
Além do território continental da China, foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália, Canadá, Alemanha, França (primeiro país europeu a detetar casos do novo coronavírus), Finlândia e Emirados Árabes Unidos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu convocar para hoje o Comité de Emergência para determinar se este surto vírico deve ser declarado uma emergência de saúde pública internacional.
A decisão foi comunicada na quarta-feira através de uma publicação do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na rede social Twitter, uma semana depois de a organização ter considerado prematura a declaração de emergência de saúde pública internacional, no final de uma reunião de dois dias do mesmo comité, que é constituído por especialistas, incluindo epidemiologistas.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakidou, disse que a maioria dos Estados-membros da União Europeia está “muito bem preparada” para lidar com o novo coronavírus, mas admitiu que poderá ser necessário “financiamento de emergência” para os países conseguirem dar resposta, caso seja necessário.
Stella Kyriakidou recordou que, “até ao momento, existem quatro casos confirmados em França, quatro na Alemanha” e que na tarde de quarta-feira se soube de um caso em território finlandês.
A comissária europeia garantiu que Bruxelas está em “contacto permanente” com estes e outros países da União Europeia para “garantir que as medidas necessárias de contenção são adotadas”.
Um estudo genético divulgado também na quarta-feira confirma que o novo coronavírus terá sido transmitido aos humanos através de um animal selvagem, ainda desconhecido, que foi infetado por morcegos.
O estudo, conduzido por cientistas chineses, incluindo do Centro de Prevenção e Controlo da Doença da China, analisou o genoma do coronavírus de nove doentes diagnosticados com pneumonia viral, na cidade de Wuhan, onde começou o surto em dezembro.
O trabalho, divulgado na publicação médica britânica The Embora com cautelas, os autores do estudo admitem que o novo coronavírus não é resultado de uma mutação genética de outro coronavírus, mas pode ter entrado nas células humanas da mesma forma que o coronavírus que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), também identificada pela primeira vez na China, em 2002 e 2003.
Segue abaixo a lista dos países que anunciaram casos de contágio de um novo coronavírus, da mesma família da Sars, desde o seu surgimento, em dezembro, em Wuhan, no centro da China.
- China 
São 170 mortos e 7.700 casos confirmados em todo o país, de acordo com o último balanço oficial.
A maioria das vítimas está na província de Hubei (centro).
Macau, um popular centro de apostas entre turistas do continente, confirmou sete casos até terça-feira.
Em Hong Kong, dez pessoas são portadoras da doença. Dessas, seis chegaram através de um terminal ferroviário de alta velocidade recém-construído que conecta a cidade ao continente.
Foi reportado um caso na região do Tibete.
- Japão
As autoridades sanitárias do Japão confirmaram 11 casos, e o primeiro do país de transmissão de humano para humano.
Segundo as autoridades japonesas, o homem infetado, de 60 anos, não havia visitado Wuhan, mas havia transportado recentemente turistas da área no seu autocarro.
Em 30 de janeiro, o Ministério da Saúde informou que três das 206 pessoas retiradas da cidade chinesa de Wuhan estavam contaminadas pelo novo coronavírus.
- Malásia
Sete casos confirmados, todos  hospitalizados e estáveis.
- Singapura
Dez casos confirmados. Todos os pacientes que chegaram de Wuhan.
- Coreia do Sul
Até agora, existem quatro casos confirmados. Em 20 de janeiro, o primeiro caso foi confirmado, uma mulher de 35 anos que viajou para Wuhan. O quarto é um homem de 55 anos que também estava em Wuhan.
- Taiwan
Taiwan confirmou oito casos até agora, sendo dois últimos em mulheres chinesas, com setenta anos, que chegaram ao país como parte de um grupo de turistas em 22 de janeiro.
- Tailândia
A Tailândia anunciou 14 infeções confirmadas na terça-feira, a taxa mais elevada fora da China.
As autoridades de saúde disseram que dos seis novos casos - todos os turistas chineses em Wuhan - cinco pertencem à mesma família, com idades entre 6 e 70 anos.
- Vietname
Dois casos confirmados. São dois chineses, um homem que chegou em 13 de janeiro de Wuhan e seu filho, morador da cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã.
Nepal
O Nepal confirmou que um homem de 32 anos de Wuhan estava com a doença. O paciente, que se encontrava inicialmente em quarentena, recuperou e recebeu alta.
- Camboja
O ministério da Saúde do Camboja informou na segunda-feira o primeiro caso do vírus no país. Um homem de 60 anos que chegou de Wuhan e agora está estável em uma ala de isolamento.
- Sri Lanka
Um caso. O primeiro caso na ilha foi confirmado em 27 de janeiro: um turista chinês de 43 anos que chegou da província de Hubei.
- Austrália
Sete casos confirmados.
- Estados Unidos
Cinco casos confirmados: na Califórnia, Arizona, Illinois e no estado de Washington. Todos visitaram  Wuhan, segundo as autoridades.
- Canadá
O Canadá confirmou o seu primeiro caso do vírus na segunda-feira, um homem que viajou para Wuhan, e relatou um segundo caso - a sua esposa - que fez a viagem com ele.
- França
A França tem cinco casos confirmados, um em Bordeaux e quatro em Paris. Três pacientes visitaram a China e estão isolados. O quarto é um turista chinês em estado grave, internado em Paris.
- Alemanha
Quatro casos. Na terça-feira à noite foram anunciados três casos adicionais de infeção com o vírus 2019-nCoV na Baviera, sul da Alemanha. São funcionários da mesma empresa em que foi identificado o primeiro caso. As autoridades informaram que o primeiro paciente foi infetado por outra pessoa em território alemão, o que que representa a primeira transmissão do vírus em solo europeu.
- Finlândia
Primeiro caso confirmado na quarta-feira, um turista chinês procedente de Wuhan.
- Emirados Árabes Unidos
Quatro casos confirmados na quarta-feira, todos membros de uma família chinesa de Wuhan.

Fonte: MadreMedia com agências
Foto: EPA/YOAN VALAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário