quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

No Pavilhão “Os Marialvas” Câmara Municipal de Cantanhede promoveu Encontro de Inverno da Idade Maior



Cerca de 500 utentes das respostas sociais de centros de dia e serviços de apoio domiciliário das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), voluntários do Colmeia – Banco de Recursos de Cantanhede e população do concelho participaram no Encontro de Inverno da Idade Maior promovido pela Câmara Municipal.

A iniciativa decorreu ontem, 29 de janeiro, no Pavilhão “Os Marialvas”, sob coordenação do Serviço Municipal de Ação Social, que contaram para o efeito com a colaboração das técnicas e funcionárias das IPSS’s envolvidas.

Ao início da tarde, de diversos pontos do concelho foram chegando os participantes, convidados a assistir a uma eucaristia celebrada por D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, contando com a presença do padre da Paróquia de Cantanhede, João Pedro Silva e animada pelo Coro de Jovens de Cantanhede. Depois da celebração em que pontificou a homilia centrada nos valores da vida, seguiu-se um final de tarde com música, animação, muita alegria e boa disposição à mistura, criando um ambiente propício para as danças de todos os intervenientes, ao som dos velhos tempos da sua mocidade.
Como já vem sendo habitual em iniciativas semelhantes, a festa teve forte adesão e contou naturalmente com a presença da presidente da Câmara, Helena Teodósio, que se fez acompanhar pelo vice-presidente, Pedro Cardoso e pelos vereadores Adérito Machado e Célia Simões.
Na sua intervenção, a líder da autarquia numa mensagem dirigida aos idosos, começou por se congratular «o balanço só pode ser positivo. Momentos como este, em que pontificam a partilha e a confraternização, são para nós extremamente importantes”. Helena Teodósio continuou afirmando que “esta é uma oportunidade única de valorizar os seniores do nosso concelho, proporcionando-lhes uma tarde diferente, em que prevalece a alegria, animação e boa disposição”.
Antes de concluir, a líder do executivo camarário destacou “a relação saudável e bastante frutífera que existe entre as IPSS’s do nosso concelho e os serviços camarários, nomeadamente na organização de eventos como este, servindo até para fortalecer os laços desta parceria. Deixo ainda uma palavra de reconhecimento a todos os parceiros, instituições e técnicos da autarquia, pois sem eles nada seria possível”, e continuou manifestando o “desejo a todos aqui presentes um 2020 cheio de carinho, saúde e afeto, que perdure não só durante este ano, mas por toda a vida, não esquecendo aqueles, que fazendo partes destas instituições que por alguma razão não puderam estar aqui presentes.”, concluiu Helena Teodósio.
Antes do encerramento foram divulgados os resultados do concurso “Árvore de Natal Amiga do Ambiente”, a que se seguiu um lanche partilhado, em que foram servidos chás, sumos e águas, bem como doces e salgados oferecidos pela autarquia e entre outras iguarias partilhadas pelas IPSS’s, CLDS 4G e voluntários do Banco do Banco de Recursos Colmeia.
O objetivo da Câmara Municipal foi amplamente alcançado, com a realização do Encontro de Inverno da Idade Maior, resultando em momentos de confraternização, partilha e animação, verdadeiramente únicos para os idosos presentes, que assim partilharam uma experiência lúdica e recreativa estimulante.

As entidades do concelho cujos idosos que participaram no Encontro de Inverno da Idade Maior foram as seguintes:
-Centro Social Polivalente Freguesia de Murtede
-Vivendas São Francisco - Centro Cívico e Polivalente O Emigrante da Camarneira
-Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres
-Centro Social Paroquial de Cordinhã
-Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede
-ACAP - Associação Cívica Amigos da Pocariça
-Centro Social Paroquial de São Caetano
-Comissão Melhoramentos de Vilamar
-Associação Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha
-Comissão de Melhoramentos Corticeiro de Cima
-Centro Social e Polivalente de Ourentã
-Associação S.C. Pró-Lemede
-Centro Paroquial Social de Cadima
-PLASCE - Póvoa da Lomba
-Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ançã
-Centro Social e Polivalente da Freguesia do Bolho
-Centro Social e Comunitário da Varziela
-Fundação Ferreira Freire
-PRODECO
-CLDS CNT 4G
-Voluntários do Banco de Recursos Colmeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário