quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Assim Nasceu Uma Língua ultrapassa os 6 mil exemplares em livraria, com vendas em Portugal e na Galiza

Uma imagem com homem, interior, parede, pessoa

Descrição gerada automaticamente
Publicado no último mês de Novembro, o surpreendente Assim Nasceu Uma Língua, da autoria do linguista Fernando Venâncio, sobre as origens e evolução do português, entrou em 2020 com segunda e terceira edições, continuando a conquistar leitores em Portugal e na Galiza. O livro já ultrapassou os 6 mil os exemplares em colocações nas livrarias portuguesas e galegas, não tendo parado os pedidos de reforço e reposição.

Além de conquistar os tops de algumas das principais livrarias em Portugal, o livro obteve um extraordinário consenso crítico, reflectido nas seguintes declarações de comentadores e especialistas:

Ricardo Araújo Pereira (humorista e autor) – Governo Sombra
«Um livro absolutamente fascinante.»

Rui Tavares (historiador) - Público
«Temos um magnífico livro para ler: Assim Nasceu uma Língua, de Fernando Venâncio. É um ensaio que transporta em cada linha o entusiasmo que o autor tem pelo estudo da história da nossa língua, que sabe explicar clara e concisamente o que é confuso, que avança hipóteses histórico-linguísticas ainda pouco conhecidas do grande público e que não se furta à polémica, dando gosto de ler mesmo quando não se concorda necessariamente com tudo.»

Xosé Cermeño (escritor) - El Correo Gallego
«Fernando Venâncio é um linguista português de muitos saberes. Além de ser um homem culto e sábio – virtudes que nem sempre vêm juntas – tem esse raro don de saber contar o que sabe, que é o talento de converter o conhecimento num bem social e compartilhá-lo. Conta o nascimento do português com precisão, ligeireza e um certo humor que ajuda a desdramatizar assuntos que podiam ser, de outra forma, inutilmente polémicos».

Nuno Pacheco (jornalista) – Ípsilon, Público
«O relato de uma permanente inquietação: assim nos é apresentado o livro Assim Nasceu Uma Língua, de Fernando Venâncio, sobre as origens do português. E essa inquietação levou-o a concluir, aos 74 anos, uma obra a que nenhum linguista ainda se abalançara, embora pudesse tê-lo feito.»

Manuel Veiga Taboada (jornalista e escritor) – «Nós Diário» de Santiago de Compostela
«Um livro bem documentado que faz subir o moral».

José Mário Silva (crítico literário e poeta) - Expresso
«Se a ideia era observar as palavras, a missão foi cumprida a preceito. Sem nunca se tornar fastidioso ou aborrecido, este livro propõe de facto uma abordagem lexical muito abrangente.»

Carlos Rocha (linguista) - Ciberdúvidas
«Do princípio ao fim, o estilo pode surpreender, porque o tema era, até há poucos anos, dos mais sisudos, pelo menos, para quem o vê de fora dos círculos académicos; mas não decepciona quem já conhece este autor e procura uma abordagem irónica e não raro provocatória.»

Joana Emídio Marques (critica literária e autora) – Observador
«Um livro fascinante, culto, complexo, mas, ao mesmo tempo didático, acessível a qualquer falante do português. A obra, cheia de exemplos e curiosidades, não teme polémicas nem humor.»



Nenhum comentário:

Postar um comentário