terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Carlos Moedas publica livro sobre os bastidores da Comissão Europeia

O Brexit, o caso grego e o crescimento dos populismos e do eurocepticismo. Os maiores desafios da Europa nos últimos cinco anos, analisados sem eufemismos, pelo antigo comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas no livro Vento Suão – Portugal e a Europa. A obra, prefaciada por Jean-Claude Juncker, é uma co-edição da Guerra e Paz, Editores e do jornal Correio da Manhã e chega às livrarias de todo o país no próximo dia 18 de Fevereiro. A sessão de lançamento acontece no mesmo dia, a partir das 18h30, no El Corte Inglês, em Lisboa, com apresentação de Pedro Passos Coelho.

«Trazer as grandes questões europeias ao nosso debate público» e «partilhar o dia-a-dia da minha experiência enquanto comissário». Foi este o objectivo de Carlos Moedas, ex-comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação e actual administrador executivo da Fundação Gulbenkian, na criação dos textos que deram origem ao livro Vento Suão – Portugal e a Europa.

O político, engenheiro civil e economista português publicou, ao longo do seu mandato em Bruxelas, entre 2014 e 2019, crónicas regulares, que começaram com a celebração do Dia da Europa – 9 de Maio de 2018, no jornal Correio da Manhã sobre os dias conturbados que a União Europeia viveu. 

São 75 dessas crónicas que compõem Vento Suão – Portugal e a Europa, um livro cuja linguagem simples e directa, sem os habituais eufemismos políticos, está acessível a todos os leitores.

Conheça os bastidores da Comissão Europeia e as ameaças à estabilidade do projecto europeu dos últimos cinco anos. Desde o «pesadelo» da saída do Reino Unido, que contraria a irreversibilidade do projecto europeu à «tragédia» política e económica da Grécia, desde a crise humanitária dos refugiados sírios, à luta contra o terrorismo, e desde o crescimento dos movimentos populistas ao eurocepticismo.

Mas segundo o autor este mandato também conquistou importantes vitórias. Para o ex-comissário europeu «a UE deu mais uma vez provas de resiliência e da capacidade de encontrar caminhos em aparentes becos sem saída».

O prefácio da obra é da autoria de Jean-Claude Juncker, ex-presidente da Comissão Europeia, que tece rasgados elogios ao trabalho de Carlos Moedas como comissário europeu para a investigação, ciência e Inovação. «A acção de Carlos em todos os domínios honrou a Europa e honrou Portugal».

Na introdução da obra, intitulada Uma Europa ao alcance de todos, Carlos Moedas explica que a escolha de Vento Suão para título do livro se tratou de uma homenagem ao pai, «um homem que durante toda a vida lutou pela liberdade e que por muitos anos assinou uma coluna no Diário do Alentejo com o mesmo nome».

Vento Suão – Portugal e a Europa, uma co-edição da Guerra e Paz, Editores e do Correio da Manhã, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 18 de Fevereiro de 2020. A sessão de lançamento irá decorrer no mesmo dia, a partir das 18h00, no espaço «Âmbito Cultural», no 6º piso do El Corte Inglés, em Lisboa. A apresentação ficará a cargo do ex-Primeiro Ministro português, Pedro Passos Coelho, a quem Carlos Moedas dedicou este livro.

Vento Suão – Portugal e a Europa
Carlos Moedas
Não-Ficção / Política
264 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 18 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário