terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Voluntariado Jovem «Navegas em Segurança?» 2020


A iniciativa "NAVEGA(S) EM SEGURANÇA?" tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da utilização responsável e segura da Internet, através da realização de sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral. Realiza-se de 10 fevereiro a 30 de novembro de 2020 nas Lojas JA sob gestão direta do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Pode ainda realizar-se noutros locais (escolas, autarquias, etc.) quando as entidades disponibilizam as suas instalações, desde que localizadas no distrito, e que a distância ou dificuldade de deslocação dos grupos o justifique.
Nestas deslocações os voluntários são acompanhados por um técnico do IPDJ.  As deslocações dos jovens devem ser feitas por meios próprios ou através de transporte público (passe de transportes, meios próprios, ou pagando o titulo de transporte) com o dinheiro do ressarcimento das despesas que lhe é transferido pelo IPDJ.
 
Desenvolvimento das ações

São duas as tipologias de apresentação:
• sessões informativas e/ou
• ações de sensibilização.
A sessão informativa terá cerca de 60m de duração e será constituída por:

- exposição sumária, suportada em apresentação multimédia, fazendo uma abordagem genérica ou uma abordagem mais específica sobre temáticas como: fake news, ciberbullying, internet das coisas, discurso de ódio, dependência online, proteção de dados, redes sociais e outras. 

- esclarecimento de dúvidas, resposta a questões e realização de pequeno questionário de avaliação com entrega de brinde e Certificado de Participação.


A ação de sensibilização poderá realizar-se integrada em acontecimentos de grandes dimensões (Futurália, Ovibeja, Qualifica, Festivais…) ou noutras iniciativas em que o IPDJ participe. 
 

Perfil dos Jovens animadores voluntários
 
- Ter entre de 18 a 30 anos;
- Conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;

- Boa capacidade de comunicação;
- Facilidade de relacionamento interpessoal;
- Certificado de Competências Pedagógicas  (preferencial);
- Inscritos na plataforma de Voluntariado Jovem “Agora Nós”;
- E com participações anteriores no SID e/ou no Naveg@s (preferencial).
 

Formação específica de voluntários
A formação específica dos voluntários é assegurada através de autoformação feita a partir de recursos pedagógicos disponíveis online e também presencial/via skype.

Seleção dos jovens voluntários
 Este ano deverão ser selecionados cerca de 40 voluntários, que correspondem a 2 voluntários (1 efetivo mais 1 suplente) por cada distrito.
 

Direitos dos voluntários
Os jovens voluntários têm uma bolsa de 12,00 euros por dia. Sendo atribuída a bolsa de 12,00 euros aos jovens que fazem a ação num período superior a 3h30m e de 6,00 euros (meio dia) quando os jovens realizam a atividade inferior a 3h30m. 
Os voluntários têm direito ainda a 
-  Seguro de Acidentes Pessoais e de responsabilidade Civil.
- Certificado

Grupo alvo: Os jovens animadores voluntários, nas sessões informativas poderão ter grupos de crianças e jovens dos 6 aos 25 anos (prioritários) e até pessoas com mais de 60 anos.

 

inscrições e calendarização
  • Divulgação/inscrição dos jovens voluntários
    De 10-02-2020 a 30-11-2020.

    Formação técnicos e/voluntários: até 21 de março.

Nota: As inscrições dos voluntários são feitas por Região.
Acede ao  link respetivo da tua região, para te inscreveres  nas ações de voluntariado.


Mais informação: 
Linha da Juventude 800 20 30 50


Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário