terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Contas bancárias de Isabel dos Santos em Portugal congeladas

Resultado de imagem para Contas bancárias de Isabel dos Santos em Portugal congeladas
A empresária angolana está a ser investigada em Angola por suspeita de desvio de fundos da petrolífera estatal Sonangol. Só no EuroBic foram bloqueadas pelo menos dez contas.

As contas bancárias da empresária angolana Isabel dos Santos em Portugal foram congeladas pela justiça, avança o Expresso . O semanário, que no mês de janeiro divulgou a investigação do Consórcio Internacional dos Jornalistas, Luanda Leaks, explica que uma das contas bloqueadas terá sido a do Millennium BCP.
O jornal Económico diz que no total foram bloqueadas dez contas só no EuroBic, o antigo banco onde Isabel dos Santos era acionista. A posição da empresária no banco liderado por Texeira dos Santos foi vendida aos espanhóis do Abanca. Além das contas da filha do ex-Presidente angolano, foram também bloqueadas as contas do marido, Sindika Dokolo e da sócia Paula Oliveira.
O jornal explica ainda que a decisão judicial ocorre na sequência da comunicação de operações suspeitas que o EuroBic fez às autoridades judiciais em janeiro.
A empresária é suspeita do desvio de milhões de euros dos cofres públicos angolanos e, em dezembro, viu as contas e participações em empresas serem arrestadas pelas autoridades de Luanda.
Após a divulgação dos esquemas de fraude na investigação jornalística, a Procuradoria-Geral da República de Angola anunciou que a empresária angolana tinha sido constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário