sábado, 29 de fevereiro de 2020

Cidadania em destaque na Semana da Leitura 2020

Resultado de imagem para Cidadania em destaque na Semana da Leitura 2020

“Livro e Cidadania” é o tema da edição deste ano da Semana da Leitura, que decorre de 9 a 13 de março, nas várias bibliotecas públicas e privadas do concelho. 

“Leiria marca muitos pontos na promoção da leitura”. Foi desta forma que, numa apresentação pública realizada esta sexta-feira, Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara Municipal, classificou o evento que “vai percorrer escolas, bibliotecas e ruas” com cerca de 300 iniciativas. 

A transversalidade das ações e dos públicos, a diversidade e o trabalho em rede com as entidades parceiras foram destacados pela autarca, para quem a ligação entre leitura e a cidadania ajuda a “construir boas pessoas, tornar as pessoas diferentes”. 

Sérgio Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria (IPL), salientou as iniciativas em torno de José Saramago, “um autor que trabalha questões sociais e políticas”, bem como a realização de formações para contrariar a crescente “tendência de simplificação dos trabalhos académicos”. 

O responsável referiu ainda que “as bibliotecas têm feito um trabalho extraordinário” e que o empenho do Município tem contribuído para a melhoria do ensino no concelho. 

Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Lucília Santos realçou o “programa vasto e diversificado, havendo sempre surpresas”, acrescentando que, “de ano para ano, tem-se conseguido envolver cada vez mais a comunidade e intensificar as parcerias dentro da rede”, acrescentou. 

Para Adélia Lopes, Presidente da Assembleia Geral da Rede de Bibliotecas do Concelho de Leiria (RBCL), a cidade “está muito à frente no trabalho colaborativo”, considerando o tema deste ano “pertinente”, já que permite a “criação ou recriação de valores”. 

A apresentação do programa, que pode ser consultado na página do facebook da RBCL, foi feita pelas várias escolas e entidades, que abordaram os eventos a realizar e destacaram a existência de ações inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário