sábado, 29 de fevereiro de 2020

Proença-a-Nova | Património cultural e gastronomia são tema de várias iniciativas em 2020


Lendas, costumes, património cultural e gastronomia voltam a ser tema de várias iniciativas ao longo do ano 2020, no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural que tem como objetivo dar destaque ao património material e imaterial existente no concelho. A primeira atividade acontece a 13 de março com o Trilho das Bruxas e dos Lobisomens, integrado no 175º Passeio Pedestre, um passeio noturno numa sexta-feira 13 alusivo aos medos e às histórias fantásticas que ainda hoje se contam de geração em geração. Ao longo dos 6 quilómetros que ligam Proença-a-Nova ao Vale d’Urso, os participantes irão encontrar almas do outro mundo, lobisomens e outras aparições do além, terminando na Associação Valdursense com uma ceia temática. 

No âmbito das Rotas das Visitas Guiadas e Encenadas estão previstas mais recriações históricas: a 3 de maio haverá a recriação da Lenda do Santo Lenho e da história de Pedro da Fonseca; a 6 de junho, em conjunto com o Atelier de Cultura e Gastronomia, serão recordadas as histórias dos ratinhos do concelho a caminho do Alentejo e o ciclo do pão nas Cimadas; a 11 de julho será abordado o tema “a ancestral relação do homem com os astros” no âmbito das Experiências (G) Astronómicas; a 18 de julho será recriada mais uma batalha da defesa da pátria contra os invasores nas Corgas; e a 20 de dezembro serão recordadas as tradições do Natal. Na gastronomia, estão ainda agendados os ateliers de peixe do rio a 4 de julho, no Festival de Peixe do Rio em São Pedro do Esteval, de queijo a 12 de julho, de medronho a 6 de agosto e os segredos da tigelada a 1 de novembro, inserido na Feira da Tigelada e do Mel. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival das Artes da Beira Baixa irá percorrer as praias fluviais e zonas de lazer do concelho: a 16 de julho na piscina da Pedra do Altar e a 23 na piscina de São Pedro do Esteval, a 6 de agosto na Praia Fluvial de Alvito da Beira, a 13 na Praia Fluvial da Fróia, a 20 na Praia Fluvial da Cerejeira e a 27 na Praia Fluvial do Malhadal, terminando na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva a 3 de setembro. Estas iniciativas fazem parte do terceiro ano do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na qual está integrado o Município de Proença-a-Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário