sábado, 29 de fevereiro de 2020

COMEMORAÇÕES DO DIA DA PROTEÇÃO CIVIL


Resultado de imagem para COMEMORAÇÕES DO DIA DA PROTEÇÃO CIVILA 1 de março comemora-se o Dia da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008, de 21 de fevereiro).

Para assinalar a data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) programou diversas iniciativas que decorrerão, quer na sua sede, em Carnaxide, quer em outras zonas do país, durante o mês de março, através dos respetivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS).

Sábado, 29 de fevereiro

- S.E. O PRIMEIRO-MINISTRO PRESIDE À CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO DOS NOVOS EDIFÍCIOS DO COMANDO REGIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL E DA BASE DE APOIO LOGÍSTICO ALGARVE.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em conjunto com a Câmara Municipal de Loulé, realiza amanhã, dia 29 de fevereiro, pelas 10h30, a sessão nacional evocativa do Dia da Proteção Civil, com a inauguração do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC), em Loulé, e de uma das cinco Bases de Apoio Logístico (BAL) nacionais, em Quarteira. A cerimónia, presidida por S.E. o Primeiro-Ministro António Costa, contará com a presença de S.E. o Ministro da Administração Interna, Altas Entidades do Ministério da Administração Interna e de outros Ministérios, do Exmo. Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Tenente-General Carlos Mourato Nunes, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

Neste dia serão também homenageados aqueles que, tendo demonstrado elevado sentido cívico e genuína entrega à causa do bem comum, perderam a vida ao serviço da Proteção Civil, em consequência de operações de proteção e socorro.

Tratando-se de uma cerimónia pública, contará com uma exposição estática de meios e recursos dos diversos Agentes de Proteção Civil, na área contígua à BAL do Algarve, em Quarteira, aberta à população no período das 10:00 às 17:00 horas.

Dias 4 e 5 de março

- DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO – EXPOSIÇÃO DE MEIOS E EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS (DEMONSTRAÇÕES).

Nos dias 4 e 5 de março decorre o dia aberto às escolas e ao público. Durante estes dois dias, as instalações da ANEPC, em Carnaxide, estarão abertas a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e ao público em geral, com exposição de meios e equipamentos operacionais dos vários agentes e serviços de proteção civil e diversas atividades, destacando-se sessões de demonstração cinotécnica pela Guarda Nacional Republica (busca e salvamento), de técnicas de desencarceramento por Corpos de Bombeiros e Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, e outras ações de sensibilização no domínio da proteção civil.

De norte a sul do país, durante todo o mês de março, os Comandos Distritais de Operações de Socorro da ANEPC, irão igualmente assinalar a data, dinamizando, em parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e demais Agentes de Proteção Civil, atividades para públicos diversos, tais como simulacros, exposições e/ou jornadas de reflexão.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face á ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

De acordo com a Organização Internacional de Proteção Civil, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil de 2020 é o seguinte “Civil Defence and First Aider in every Home”.

O tema sublinha o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, já que os serviços de proteção e socorro nunca serão suficientes para prestar todos os cuidados necessários. Nestas circunstâncias, cabe aos cidadãos a importante missão de proteger a sua vida e a dos seus próximos (família, vizinho e comunidade), socorrer quem necessita (de acordo com procedimentos antecipadamente treinados e apreendidos), informar a sua comunidade e as autoridades e agentes de proteção civil.
Resultado de imagem para COMEMORAÇÕES DO DIA DA PROTEÇÃO CIVIL
Os cidadãos são, hoje em dia, simultaneamente protagonistas e agentes ativos de proteção civil, no direito à informação sobre os riscos a que estão sujeitos no seu dia-a-dia, e no dever de adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção adequados.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário