O Município de Lagoa, em articulação com a Delegada Local de Saúde e com as demais entidades competentes, reúne-se diariamente para avaliar a necessidade de medidas de proteção da saúde pública no concelho.
No decorrer destas avaliações, o município reforçou as medidas de prevenção previstas inicialmente para a fase 2, nível de alerta, que se efetivou após a confirmação de um caso de contaminação com o novo coronavírus (COVID-19), ligado à cadeia de transmissão de Portimão.
Visando a prevenção de contágio provocado pelo COVID-19, já foram adotadas pela autarquia medidas, como o cancelamento de todas as atividades de cariz desportivo e cultural, entre outras iniciativas, bem como o encerramento dos espaços desportivos, de lazer e parques infantis municipais, cujo adiantamento está a ser comunicado nos canais do Município.
Simultaneamente está a ser realizada uma ação de sensibilização juntos dos espaços comerciais e de restauração, para o cumprimento das diretrizes publicadas no Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, bem como a Portaria nº 71/2020, de 15 de março, e Despacho nº 3299/2020, de 14 de março, que vem estabelecer medidas restritivas para estabelecimentos comerciais e de restauração ou de bebidas, desde 15 de março 2020.
A Câmara Municipal de Lagoa está a agilizar, ainda, um plano de atuação a implementar com a maior brevidade possível com equipas de voluntários da autarquia, IPPS’s, Clubes Desportivos e Associações, para que sejam identificados e apoiados os mais vulneráveis – idosos, portadores de doenças autoimunes, doenças crónicas, entre outros –, para que possam permanecer nas suas habitações. O apoio aos mais vulneráveis na aquisição de bens alimentares e/ou fármacos ficará a cargo destas equipas de voluntários.
A autarquia afirma que está a dispensar especial atenção ao desenvolvimento da situação provocada pelo surto que se vive na atualidade. Neste sentido, a Câmara Municipal de Lagoa declara que em articulação com a Delegada Local de Saúde e as demais entidades competentes está a avaliar diariamente a necessidade de medidas de proteção da saúde pública no concelho, ajustadas às carências de cada momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário