sexta-feira, 6 de março de 2020

TORRES VEDRAS ADERIU AO PACTO PORTUGUÊS PARA OS PLÁSTICOS

A Câmara Municipal de Torres Vedras é um dos 74 membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos, um compromisso que visa alcançar um conjunto de metas até 2025 e solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico, em direção a uma economia circular dos plásticos.
Este compromisso comum junta cerca de 50 empresas e organizações da cadeia de valor nacional do plástico, que participam ativamente em grupos de trabalho e contribuem diretamente para as metas. O pacto conta com ainda com 43 membros institucionais, entre os quais a Câmara Municipal de Torres Vedras, que apoiam e acompanham o desenvolvimento do mesmo e contribuem indiretamente para o alcance das metas.
Através da assinatura deste Pacto, as entidades envolvidas subscrevem e comprometem-se a desenvolver ações com vista a atingir as seguintes metas:
  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação, através de redesenho, inovação ou modelos de entrega alternativos (reutilização); 
  • Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70% ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.
O Pacto, assinado a 4 de fevereiro, é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital, e do Ministério do Mar, e integra a Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário