O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi a primeira instituição de ensino superior a ser convidada para ser parceira no projeto “Somos Todos Digitais” da INCoDe.2030 - Iniciativa Nacional para as Competências Digitais – sob o mote “Comunicar sem barreiras”.
Este programa traduz-se numa linha de apoio aos infoexcluídos e tem como objetivo dotar esta população das competências digitais para melhor ultrapassarem o isolamento a que estão sujeitas.
O projeto operacionaliza-se através da disponibilização de uma linha de apoio que, de forma imediata, apoie todas as pessoas que, tendo acesso à internet, têm maior dificuldade em manusear aplicações digitais que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância. O principal objetivo é, assim, dotar os utentes da linha de apoio de competências básicas de comunicação digital, nomeadamente, Facebook, Instagram, Messenger, Whatsapp e Skype, para uma maior interação com a família e amigos, permitindo diminuir o nível de isolamento a que estão sujeitos. Além da linha de apoio, o projeto “Somos Todos Digitais” inclui ainda um site, onde serão disponibilizados tutoriais de manuseamento dessas mesmas aplicações.
Desta forma, os estudantes do IPCA foram convidados a passar as competências digitais nas plataformas de comunicação já referidas, e a participar, na qualidade de voluntários, para o atendimento das chamadas da linha de apoio e esclarecimento das pessoas infoexcluídos.
Este projeto conta com o apoio da operadora NOS para a execução desta linha de apoio, coordenada pelo Digital Transformation Colab (DTx) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através da sua Unidade de Computação Científica Nacional (FCT/FCCN).
Algumas informações importantes:
· Está prevista a entrada em funcionamento da linha de apoio na próxima 3.ª feira;
· A linha de apoio estará disponível para a população no horário das 12h às 20h, todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos).
· Os turnos são de 4h (um voluntário pode fazer um número inferior de horas) e deverá haver sempre 10 voluntários em simultâneo. O objetivo é captarmos um número suficiente de voluntários que permita uma maior rotatividade (por exemplo, dias alternados).
· Estará sempre disponível para apoio aos voluntários um docente do IPCA (coordenador) da área da informática;
· O atendimento será feito a partir do computador de cada estudante, através do reencaminhamento automático das chamadas. Não é necessário qualquer equipamento específico, uma vez que a plataforma corre no browser normal;
· Todos os voluntários receberão um kit com informação genérica e uma formação inicial para estarem aptos a operar, que se realizará na próxima segunda-feira, às 15h, com duração prevista de 2h;
· Todos os voluntários terão referência da participação neste projeto no Suplemento ao Diploma.
O IPCA quer contribuir ativamente para esta causa!
Ana Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário