sexta-feira, 3 de abril de 2020

Município de Reguengos de Monsaraz começou a desinfetar todos os lares de idosos do concelho


O Município de Reguengos de Monsaraz iniciou esta tarde a desinfeção preventiva de todos os lares de idosos do concelho. A operação está a ser executada pela empresa Controlo XXI em articulação com a Proteção Civil Municipal, as entidades e os responsáveis técnicos de cada lar e consiste na nebulização dos espaços com um produto desinfetante que atua anulando qualquer contaminação.
Este produto deixa uma película protetora nas superfícies durante vários dias, resiste a lavagens frequentes e é inócuo para os utilizadores, permitindo que as valências funcionem normalmente. A autarquia iniciou ainda na semana passada a desinfeção de espaços públicos e dos equipamentos coletivos de maior risco, de acordo com as indicações da Direção Geral de Saúde.
No âmbito das medidas de prevenção e combate à pandemia de covid-19, a câmara municipal procedeu à instalação e operacionalização, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, de uma zona de acolhimento de reforços operacionais com 30 camas no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, preparada para se for necessário acolher elementos da proteção civil e profissionais de saúde, ficando ainda de reserva mais 35 camas que podem igualmente ser colocadas.
Na área dos equipamentos de primeira linha previstos no Plano de Evacuação de Estruturas Residenciais de Pessoas idosas (ERPI) estão preparadas a Creche da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e duas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, somando cerca de 60 camas. Adicionalmente estão ainda de prevenção cerca de 20 camas em unidades de alojamento turístico preparadas para estas eventuais operações de evacuação. Em termos de equipamentos de segunda linha previstos neste plano hoje aprovado na Comissão Distrital de Proteção Civil, estão operacionalizadas as instalações da Sociedade Harmonia Sanmarquense, do Centro Cultural Cumeadense e parte do espaço do Centro de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Das medidas de planeamento do concelho de Reguengos de Monsaraz fazem ainda parte cerca de 50 camas de alojamentos turísticos para acolher profissionais de saúde e outros operacionais de primeira linha que queiram descansar ou cumprir quarentena fora do ambiente familiar.
NB: É sempre com agrado que recebemos notícias deste lindo concelho, assim outros seguissem-se o seu exemplo.
 Apenas pedimos que os artigos sejam enviados em formato Word e as imagens JPEG sendo mais fácil trabalhá-los.

Joaquim Carlos
Director


Nenhum comentário:

Postar um comentário