quarta-feira, 20 de maio de 2020

Município de Proença-a-Nova apoia Agrupamento de Escolas na reabertura das escolas


O Município de Proença-a-Nova encontra-se a apoiar o Agrupamento de Escolas na reta final deste ano letivo de 2019/2020, face à atual situação de pandemia, no que diz respeito às refeições escolares, transporte, acesso à internet e a material didático necessário aos alunos para o acompanhamento das aulas à distância. Com o recomeço das aulas presenciais a 19 de maio, para o 11º e 12º ano, o Município mantêm o apoio, principalmente no que diz respeito ao transporte escolar e às refeições, que continuaram a ser asseguradas durante o período das férias da Páscoa. No caso específico dos transportes escolares, devido aos horários reduzidos, provocado pelo número de disciplinas obrigatórias com assistência presencial foi criada uma rede de transporte escolar especial que é assegurada pelas viaturas da Câmara Municipal e por uma empresa de transporte contratada. Quanto às medidas de segurança nos transportes, os alunos devem usar máscara, desinfetar as mãos antes de entrar nos veículos e devem sentar-se sempre nos mesmo lugares. 

No âmbito da operação de preparação de reabertura das escolas e regresso ao ensino presencial, o Exército realizou a 13 de maio uma ação de sensibilização e demonstração nas escolas, destinadas a Assistentes Operacionais, com as medidas que devem ser tomadas no que diz respeito à limpeza, equipamentos de segurança, salas, refeições, transportes, nº de alunos em cada espaço, entre outras.

Também o Ministério da Educação divulgou as orientações gerais relativas aos direitos e deveres dos alunos e ao seu acompanhamento; ao controlo da assiduidade e pontualidade; e aos deveres e direitos dos alunos nas atividades letivas não presenciais e que foram distribuídas aos encarregados de educação. 

Desde o encerramento temporário das escolas decretado pelo Governo a 17 de março que o Município tem trabalhado em conjunto com o Agrupamento de Escolas na resolução dos problemas identificados junto de alguns alunos de forma a garantir que todos possam aceder aos conteúdos disponibilizados online no terceiro período letivo, com a aquisição de acessos móveis à internet, webcams, empréstimo de portáteis e tablets e apoio técnico. O Município disponibilizou ainda a rede de Solidariedade para transporte de documentos aos alunos que estejam com mais dificuldade em seguir as aulas pelos meios tecnológicos disponibilizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário