segunda-feira, 27 de julho de 2020

Portalegre | Sintra do Alentejo envolve 43 dadores de sangue


Mesmo antes da hora do início da colheita, e já se viam muitos dadores à porta do centro de saúde de Castelo de Vide – um bom augúrio! Esta foi mais uma atividade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em conjunto com o serviço de imunohematologia do hospital de Portalegre.
Não faltaram, como aperitivo, as inesquecíveis boleimas da D. Céu, sempre muito apreciadas e aplaudidas. Esta voluntária despediu-se com emoção da sua qualidade de dador de sangue, por razões protocolares.
Um total de 43 pessoas inscreveram-se para doar sangue, sendo 19 do sexo feminino (44,2%).
Foram resgatadas na Sintra do Alentejo quatro dezenas de insubstituíveis unidades de sangue total, já que três dos presentes não passaram o crivo clínico. Um destes ficou ainda mais entristecido, uma vez que fazia questão de homenagear, estendendo o braço, um irmão também dador mas recentemente falecido e que teria concretizado mais um aniversário natalício no dia anterior. Uma simples colheita de sangue também envolve emoções muito particulares.
Estrearam-se como dadores quatro dos presentes, entre eles uma jovem. E o Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais um interessado.

Todos pela Iara!!!
A ADBSP lançou uma campanha solidária tendente a apoiar uma criança, ligada por vínculos terapêuticos ao distrito de Portalegre. A Iara tem um ano de idade e necessita de um transplante de medula. Como tal, apelamos a todos quantos ainda não se inscreveram no Registo Português de Dadores de Medula Óssea para o fazerem. Uma forma simples de estarem do lado não só da Iara como de todas as pessoas que venham a necessitar desta terapia. Não é a primeira vez que a associação se envolve neste tipo de ações. Assim, as nossas brigadas passam a concretizar ainda mais este sinal tão simples a pensar em todas as Iaras deste planeta. Quem desejar participar (trata-se inicialmente de uma simples analise ao sangue), pode fazê-lo também num qualquer banco de sangue.
No mês de agosto, a ADBSP estará em: Fronteira, a 22 e nas instalações do centro de saúde; Alpalhão (Nisa), a 29 e no centro cultural. Sempre em sábados e durante a manhã.
Viaje por:
JR

Nenhum comentário:

Postar um comentário