segunda-feira, 27 de julho de 2020

Construtora nacional com know-how reconhecido no segmento da construção industrial responsável por obra de expansão desenvolvida

Garcia Garcia eleita pela Indasa para ampliação da sua unidade industrial em Aveiro 

·Construtora nacional selecionada para projeto que visa a expansão da capacidade produtiva e logística de um dos principais fabricantes mundiais de abrasivos flexíveis de elevada qualidade para o setor da repintura automóvel
·Garcia Garcia é responsável pelos trabalhos da empreitada de ampliação desta empresa portuguesa que exporta 90% da sua produção para mais de cem países

Guimarães, 27 de julho de 2020 – Com o objetivo de incrementar a capacidade produtiva e logística e criar condições para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, a Indasaespecializada na produção de materiais e sistemas de lixamento inovadores, com foco na indústria de reparação automóvel, entregou à Garcia Garcia a ampliação da sua unidade, em AveiroEspecializada em edifícios industriais e logísticos, a construtora nacional tem a cargo a execução da obra, cujo projeto se desenvolve em duas fases. A primeira, já concluída em maio, incidiu na ampliação de uma nave industrial e a segunda fase, que arrancou em junho, prevê a construção de um novo edifício. A Indasa aumentará, assim, em mais de 40% a sua área de edificação.

“As instalações são fatores críticos de sucesso para as empresas. No caso da Indasa, além da expansão e melhoria da capacidade produtiva e logística, juntou-se o desafio de concretizar esta obra enquanto a empresa mantém a sua atividade, com o mínimo de constrangimentos e impacto na sua actividade. Para além da complexidade e rigor técnico exigidos, sentimo-nos motivados por contribuir para que esta empresa portuguesa fortemente inovadora reforce a sua competitividade internacional”, explica Carlos Garcia, administrador da construtora.

Construção exigente

Desenvolvida em duas fases, a obra envolve respetivamente intervenções a nascente e a poente da fábrica. A primeira fase, cuja conclusão terminou em maio deste ano, após seis meses de trabalhos, contemplou a ampliação de uma nave industrial a nascente do complexo, destinada a receber a última fase do processo produtivo e a logística de expedição da Indasa.

Por sua vez, a segunda fase arrancou em junho e tem a sua conclusão prevista para março de 2021. Os trabalhos consistem na demolição de um edifício existente e edificação de um novo, que ficará situado no centro do complexo e assumirá uma posição de destaque. Trata-se de uma estrutura que comportará uma nova linha de produção, um armazém automático e uma nova área administrativa e social da empresa.

Com assinatura do gabinete NGP Arquitectura e projeto de especialidades entregue a Martins da Cruz – Engenheiros Consultores, a obra incorporou alguns desafios relevantes, desde logo o facto de os trabalhos decorrerem enquanto a Indasa mantém a sua atividade em pleno. Como tal, houve lugar a um planeamento rigoroso, pelo que os trabalhos estão a ser realizados de modo a terem um impacto reduzido no normal funcionamento da empresa, por forma a garantir igualmente a segurança de todos os que trabalham no complexo.

Também a ampliação da nave a nascente implicou a ligação da nova estrutura à existente, com junção de três zonas distintas: armazém automático de produto semiacabado; zona de produção e armazém automático de produto acabado.

Fundada há 40 anos e instalada em Aveiro, a Indasa é um dos líderes europeus na produção de abrasivos flexíveis de alto performance, sendo uma referência internacional para a indústria. A empresa integra atualmente mais de 400 trabalhadores e conta com oito filiais dispersas por quatro continentes (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Brasil, Estados Unidos da América e Itália). A sua produção é quase integralmente direcionada para a exportação, 90% do volume de negócios, para mais de cem países.

Ficha Técnica do Projeto
Construção: Garcia Garcia
Arquitetura: NGP Arquitectura
Projeto de especialidades: Martins da Cruz – Engenheiros Consultores
Projeto de Eletricidade: Protega - Electrotécnia, Lda.
Localização: Aveiro

Primeira fase:
Área de Construção: 9.300 m2
Prazo de Obra: 9 meses
Data de Conclusão da Obra: maio 2020

Segunda fase:
Área de Construção: 4.150 m2
Prazo de Obra: 10 meses
Data de Conclusão da Obra: março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário