segunda-feira, 9 de março de 2020

CÂMARA PROMOVE SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE LIMPEZA DE TERRENOS

Resultado de imagem para limpezas de terrenos
À semelhança do último ano, a Câmara Municipal de Aveiro irá promover sessões de Esclarecimento sobre Limpeza de Terrenos e Uso do Fogo, por todo o Município.

Assim, no dia 11 de março, pelas 18h30, a sessão terá lugar no Centro Cultural de Esgueira com a participação da Brigada de Proteção Ambiental da PSP e no dia 12 de março, igualmente, às 18h30, terá lugar na Junta de Freguesia de Cacia com a participação do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Realizadas no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, estas ações pretendem informar a população sobre vários assuntos relacionados com as regras de limpeza da vegetação nos terrenos florestais junto aos edifícios e aos aglomerados populacionais e responsabilidades legais dos proprietários dos terrenos. Também o uso correto do fogo para eliminação de sobrantes agrícolas e florestais (queimas de amontoados e queimadas) bem como a época permitida são outros temas abordados.

Dar-se-ão informações sobre os procedimentos a adotar para efetuar a comunicação / autorização obrigatória na plataforma “Queimas e Queimadas” e sobre proibições durante o período crítico de incêndios rurais, nomeadamente os cuidados no uso de maquinaria e equipamentos.

IGREJA DAS CARMELITAS EM DESTAQUE NA “HAPPY HOUR”
A Câmara Municipal de Aveiro dinamiza mais uma sessão da “Happy Hour nos Museus” com a realização de uma visita comentada sobre “O restauro da Igreja das Carmelitas de Aveiro” orientada por Ana Luís Brito, a ter lugar no dia 19 de março, quinta-feira, pelas 18h30, na referida igreja.

Fundada em 1657, a igreja é um exemplar clássico da arquitetura religiosa barroca e está classificada como Monumento Nacional.

Foi objeto de uma grande intervenção de conservação e restauro, em 2006, após um longo período em que se encontrou encerrada, tendo sido feito o restauro integral do templo. Propõe-se com esta Happy Hour dar a conhecer a intervenção realizada, critérios e técnicas, quer ao nível da talha quer do aparato azulejar, pictórico e escultórico. Ao ter lugar no próprio espaço, poderá ser lida como uma “aula ao vivo”.

Mais recentemente a CMA celebrou um acordo com a DRCC que permite que a gestão da Igreja das Carmelitas passe da DRCC para a CMA, que através do Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão da Região de Aveiro onde ficou definida a verba de 170.000€ do Centro 2020 para financiar uma nova intervenção de qualificação da Igreja, possa finalmente ser concretizada.

Ana Luísa Brito é licenciada em Conservação e Restauro pela Universidade de Lisboa, onde fez, também, o seu Mestrado em Conservação e Restauro. É doutoranda em Conservação e Restauro. Tem executado trabalhos em colaboração com o Departamento de Conservação e Restauro, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Escola das Artes / Pólo do Porto.

“MALA SURPRESA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
A Biblioteca Municipal de Aveiro irá receber, no dia 14 de março, sábado, pelas 11h00, mais uma sessão da “Mala Surpresa” com Ivo Prata.

Trata-se de uma sessão performativa de leitura à descoberta de livros e histórias para crianças a partir de 3 anos e adultos que as queiram acompanhar e consiste num momento de partilha de histórias, livros e risos para a família.

Podem ser obtidas mais informações e fazer reservas através do número de telefone 234 386 158 ou email biblioteca@cm-aveiro.pt.  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário