segunda-feira, 9 de março de 2020

Leiria | Concurso Ementas Saudáveis promove criatividade gastronómica nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico


Resultado de imagem para Ementas Saudáveis
Destinado às escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, o concurso Ementas Saudáveis desafia os alunos do 3.º ano de escolaridade a criarem receitas saudáveis, com indicação de quantidades dos ingredientes e confeção em conformidade com os princípios do equilíbrio nutricional. 

A ementa saudável é constituída por uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, devendo incluir pelo menos uma especiaria ou uma erva aromática. Para além da lista de ingredientes, a ementa deverá, igualmente, associar o modo de confeção, bem como uma ilustração alusiva à receita apresentada. 

Com o objetivo de tornar a edição deste ano mais atrativa foram introduzidas algumas alterações que promovem o espírito de colaboração entre as escolas a concurso. 

De acordo com o regulamento desta iniciativa, cada turma concorre apenas com uma ementa, a qual deve resultar do trabalho pedagógico em contexto de aula, sob a supervisão do professor titular. 

As ementas a concurso deverão ser enviadas até dia 24 de abril, para o correio eletrónico: educação@cm-leiria.pt com a identificação da escola, turma, professor responsável e número de alunos que participaram na sua elaboração. 

As ementas vencedoras farão parte da oferta gastronómica da cidade, mediante parcerias com operadores da restauração. 

Este concurso é uma das dez ações que integram o Programa Alimentação Saudável que junta o Município de Leiria, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, o Centro Hospitalar São Francisco, a Escola Profissional de Leiria e a Escola Superior de Saúde de Leiria (IPL) em iniciativas concertadas que respondem aos objetivos do Projeto Educativo Municipal – Leiria Concelho Educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário