segunda-feira, 9 de março de 2020

Évora | 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, Luta por uma Sociedade Mais Justa

Resultado de imagem para Evora


8 de Março é dia maior de luta pelos direitos da mulher, contra a exploração e pela valorização do trabalho, por avanços para sociedades mais justas. Juntos, mulheres e homens, comemoramos os avanços conseguidos, denunciamos os retrocessos, continuamos a luta.

A 8 de Março de 1857, operárias têxteis americanas fizeram greve com ocupação da fábrica para exigir 10 horas de trabalho diárias (trabalhavam 16h), salário igual ao dos homens para trabalho igual (recebiam cerca de 1/3), respeito no trabalho. A repressão foi brutal: a fábrica cercada, encerrada e incendiada com as mulheres lá dentro; cerca de 130 trabalhadoras foram, assim, assassinadas. 

Aquelas mulheres operárias mostraram coragem e determinação, numa sociedade hostil e injusta, para lutar por melhores condições de vida. Mostraram que não há benesses; mostraram que direitos, que melhores condições de vida se conquistam pela organização colectiva e pela luta.

Em homenagem àquelas mulheres operárias e ao seu exemplo, em 1910, uma Conferência InternacionDesde então, muito foi conquistado mas também perdido. Ainda hoje reivindicações importantes das trabalhadoras, e trabalhadores, clamam por trabalho seguro e com direitos, por salários dignos, por salário igual para trabalho igual, pelo respeito no trabalho contra várias formas de discriminação e violência.al de Mulheres cria o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março.

Neste 8 de Março, homenageamos as mulheres que romperam grilhetas e lutaram por vidas melhores, denunciamos todas as formas de violência contra as mulheres, afirmamos que a luta continua contra o desemprego, por melhores condições de trabalho e de vida, por uma sociedade mais justa.

O Município de Évora saúda as suas trabalhadoras, saúda todas as trabalhadoras, saúda as mulheres, saúda as que não se resignam e reafirma o seu compromisso em defesa da igualdade entre homens e mulheres, em defesa de uma vida e de uma sociedade melhor e mais justa!

Carlos Pinto de Sá
 Presidente da CM Évora 
8/Março/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário