Decorreu no dia 8 de março, no concelho da Marinha Grande, a operação “Floresta Segura 2020”, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
O arranque da iniciativa ocorreu no Largo da República, em Vieira de Leiria, na presença da vereadora da Câmara Municipal, Célia Guerra; do presidente e secretário da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso e Miguel Noraldo; do comandante da GNR de Vieira de Leiria, Rui Aleixo; do 1º Sargento do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, Tiago Álvaro; do engenheiro florestal do Gabinete Municipal de Proteção Civil, Vasco Fernandes; e de 20 elementos da Guarda.
Durante a manhã realizaram-se ações de sensibilização sobre gestão de combustível e prevenção de incêndios rurais junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.
Em paralelo com as ações de sensibilização, foi realizada uma campanha de monitorização, com o objetivo de referenciar os locais que carecem de gestão de combustível, para posterior reporte ao Município, apoiada em sistema geográfico, para que, nas situações de maior perigosidade e em caso de não regularização da gestão de combustíveis, se possam socorrer do mecanismo legal que permite realizar os trabalhos de limpeza em substituição dos proprietários ou responsáveis.
A prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário