O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro recebeu, na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, a visita da comunidade da freguesia de Fetelaria, do concelho de Sobral de Monte Agraço, no âmbito do projeto “A Aldeia vai ao Museu”.
Foi feita a inauguração da exposição "A Aldeia vai ao Museu", com performance artística da SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos, inseridos no âmbito do projeto "Museu na Aldeia", um projeto de intervenção artística e social que interliga museus e comunidades através das artes.
Esta apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da Câmara de Sobral de Monte Abraço, Carla Alves; do coordenador da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro; e de elementos da direção da SAMP.
Por meio de um processo de co-criação, os idosos são convidados a discutir, refletir e reinterpretar a peça apresentada na comunidade. Posteriormente vão apresentar a sua criação no Museu emparelhado.
A fase do projeto A ALDEIA VAI AO MUSEU (2021/2022), é o momento em que a equipa SAMP e as comunidades apresentam de forma artística os resultados das sessões de cocriação, nos Museus emparelhados.
A comunidade com quem o Museu do Vidro participou neste projeto é a freguesia de Fetelaria, no concelho de Sobral de Monte Agraço, que, no dia 13 de julho de 2021, recebeu a obra "A Praga", de Alberto Vieira, pertencente à coleção de arte contemporânea em vidro do Museu do Vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário