quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Câmara de Águeda é o 6.º Município do país com melhor presença digital

 Águeda foi ainda destacada, entre os 308 municípios do país, no top 10 do ranking setorial “Serviços online”
O Município de Águeda foi duplamente premiado, ontem, no IPIC – Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, com o sexto lugar do ranking global dos municípios com melhor presença digital, entre os 308 do país, e com o top 10 do ranking setorial “serviços online”. A avaliação, que é referente ao ano de 2021, foi anunciada ontem, numa sessão que decorreu na Universidade do Minho, em Braga.
“Esta é mais uma distinção que realça a qualidade dos serviços prestados à população, aliando a modernização administrativa a uma política de proximidade e eficiência”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este reconhecimento aponta o Município, mais uma vez, como exemplo de boas práticas.
O IPIC, que vai na sua 11.ª edição, resulta de um estudo desenvolvido pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, através do GÁVEA – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Trata-se de uma iniciativa daquela academia, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e da Universidade das Nações Unidas - Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).
Para o cálculo deste índice, são avaliados e classificados por observação direta dos 308 websites camarários, definidos em 32 grupos de indicadores arrumados em quatro critérios.
O mesmo estudo fez ainda uma análise comparativa, tendo em conta a dimensão das Autarquias, classificando-as em três classes, em função do seu número de habitantes. Finalmente, foram apresentados os resultados da análise efetuada para cada uma das classes anteriores em termos de ranking global e em termos de cada um dos quatro critérios analisados neste estudo.
A pontuação neste ranking global é obtida através do somatório destes critérios, designadamente: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online e participação.

 

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