quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Candidatura elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara. Junta de Freguesia da Tocha reforça parque de máquinas da equipa de sapadores florestais

A equipa de sapadores florestais da Junta de Freguesia da Tocha acaba de ver reforçada a sua capacidade da intervenção com um trator 115cv equipado com guincho e lâmina frontal, um destroçador de martelos e um corta-matos de correntes.

Os referidos novos equipamentos passam a estar ao dispor daquela estrutura de vigilância e prevenção de incêndios através de uma candidatura elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede à medida Atribuição de Maquinaria do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Entretanto, para concretização do apoio previsto na candidatura, foi celebrado, entre a Junta de Freguesia da Tocha e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, um contrato de comodato que estabelece as condições de cedência dos meios mecanizados destinados a aumentar a eficácia dos sapadores nas ações de silvicultura preventiva e contribuir para a redução da perigosidade de incêndio rural em territórios com elevada suscetibilidade.

Nos termos do que consta no documento, a Junta de Freguesia da Tocha compromete-se a complementar a atividade da equipa num acréscimo de 100 hectares/ano de gestão de combustível em serviço público, garantir a operacionalidade e manutenção dos equipamentos, assegurar a cobertura de eventuais danos de responsabilidade civil e garantir o reporte do trabalho mecânico executado nos moldes definidos para o Programa de Sapadores Florestais, por meio de um relatório circunstanciado.

Recorde-se que, neste âmbito, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede assegura o acompanhamento técnico da equipa de sapadores florestais da Junta de Freguesia da Tocha (SF 06-162), desde a sua constituição, em 18 de julho de 2008, tendo participado no processo da sua constituição e recrutamento de pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário