segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Águeda é o concelho com mais empresas e o mais exportador da Bairrada

 Ranking das 500 maiores empresas da Bairrada coloca o concelho de Águeda no top do número de empresas, em valor de vendas e que mais exporta
 


O concelho de Águeda lidera o ranking das 500 maiores empresas da região da Bairrada em número de empresas, em valor de vendas e em volume de exportação registados em 2021. Estas são as principais conclusões de uma publicação realizada pelo Jornal da Bairrada (JB) que escrutina os resultados operacionais das maiores empresas desta região.
“Os nossos parabéns ao tecido empresarial de Águeda, cuja capacidade de trabalho e dinamismo nos mercados cada vez mais competitivos são recompensados pelos resultados económicos evidenciados nesta revista”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, enaltecendo os “excelentes indicadores” obtidos que “posicionam as empresas de Águeda entre as melhores e maiores da região”.
São resultados que permitem o concelho de Águeda liderar destacadamente os restantes desta região e que espelham “o empreendedorismo e força de um concelho fortemente industrializado e que tem cativado cada vez mais investidores e empresas”, continuou Jorge Almeida.
Estão sediadas em Águeda 190 das 500 maiores empresas dos seis concelhos que compõem a região da Bairrada (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos), um valor que corresponde a 38% de representação entre o ranking. Estas 190 empresas conseguiram, em 2021, um volume de negócios de 1,3 mil milhões de euros, um indicador onde o concelho também lidera, denotando ainda um crescimento de 227 milhões de euros nas vendas relativamente ao ano anterior, refere a revista.
Águeda é também o concelho mais exportador de toda esta região da Bairrada, colocando 200 empresas no ranking das 500 maiores em volume de exportações, que conseguem 432 milhões de euros em vendas para os mercados internacionais. Assim, estão sediadas no concelho de Águeda 40% das empresas representadas na lista das maiores exportadoras da Bairrada.
De referir que, segundo a publicação do JB, as 500 maiores empresas da Bairrada representam quatro mil milhões de euros em 2021, empregavam 26626 pessoas e geraram 271 milhões de euros de resultados líquidos. De referir ainda que 35% do que produziram dirigiu-se aos mercados externos.

Ana Sofia Pinheiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário