quarta-feira, 5 de abril de 2023

Câmara de Águeda promove património molinológico do concelho

 Programa comemorativo do Dia Nacional dos Moinhos integra uma iniciativa conjunta da Rota dos Moinhos e vai decorrer de 14 a 16 de abril

Caminhadas, visitas a moinhos, atividades lúdico-pedagógicas e muitas histórias. Estas são algumas das propostas para três dias de uma programação para promover o património molinológico, a propósito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, e que vai ser assinalado, em Águeda, de 14 a 16 de abril próximo.
Esta é uma iniciativa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que apresenta pelo terceiro ano consecutivo e com o apoio do Turismo de Portugal um programa conjunto e diversificado de atividades, que convida a uma visita e a conhecer as tradições ancestrais ligadas ao ciclo do pão.
Este programa com atividades lúdico pedagógicas destina-se a vários públicos, com incidência para as famílias, contemplando visitas a moinhos com storytelling sobre o funcionamento do engenho e as estórias dos moleiros e/ou herdeiros de horas de moagem, oficinas de confeção do pão, degustações, caminhadas e encenações sobre a temática.
Em Águeda – programa detalhado pode ser consultado em www.cm-agueda.pt – está agendada, no dia 14, uma caminhada ao Moinho do Vale das Senhoras, com partida às 9 horas, do Largo 1.º de Maio, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida. Uma vez chegados ao destino, haverá tempo para “Um conto no moinho do Vale das Senhoras”, com “A rã, a fada e o moinho: era uma vez numa aldeia…”.
Em Águeda, poderão ser visitados a moinhola de Macieira (15 e 16 de abril) e o moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (14, 15 e 16 de abril). Neste último, está programada uma degustação gastronómica, petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.
O moinho de Macieira de Alcôba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo vão disponibilizar, nestes dias, das 9 às 18 horas, uma visita aberta e contextualização histórica.
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática da Câmara de Águeda, através do número de telefone 234 180 197 ou do e-mail visitagueda@cm-agueda.pt.
 
Região unida pelo património molinológico
Refira-se que a Rota dos Moinhos de Portugal, constituída no passado dia 23 de fevereiro, com a assinatura do protocolo intermunicipal, é um projeto que envolve os referidos cinco municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e que contempla, numa primeira fase, um investimento conjunto de 269 mil euros, apoiados pelo Turismo de Portugal.
Pretende trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico inclusivo, acessível, único e integrado, que permita aos visitantes uma experiência única, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que a ele queiram aderir, e que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.
Prevê-se capacitar os territórios, unidos pelo seu património molinológico, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, procurando atrair, assim, mais fluxos de visitantes numa rota abrangente e aumentar a sua permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, ao mesmo tempo que se preserva um património único e identitário destas comunidades.
Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados, numa lógica de trabalho em rede, várias medidas, que visam potenciar este património tão singular e com diferentes tipologias em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis.
Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai implementar um conjunto alargado de ações, nomeadamente criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário