quarta-feira, 5 de abril de 2023

Entre 19 e 21 de abril, nos laboratórios da Universidade Católica no Porto. 1500 estudantes do secundário aprendem na Escola Superior de Biotecnologia

 Embalagens de futuro a partir da folha de oliveira e casca de camarão e um Cantinho da Gastronomia Molecular. Estas são duas das dezenas de experiências que cerca de 1500 estudantes do ensino secundário vão poder explorar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Durante três dias, entre 19 e 21 de abril, vão descobrir as múltiplas facetas estimulantes da biotecnologia no seu sentido mais lato.
A Semana Aberta é uma iniciativa que mobiliza docentes, investigadores e estudantes da faculdade para, de uma forma rigorosa e ao mesmo tempo leve e até divertida, demonstrar que a ciência está presente nas nossas vidas e contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia. “Ao longo de 20 anos já recebemos mais de 30 mil alunos do secundário nesta iniciativa anual que divulga bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina junto de um público mais jovem,” acrescenta.
 
São quase 30 as atividades programadas e os alunos vão poder descobrir, por exemplo, o que se esconde nos alimentos que comem diariamente, quer de saudável quer de menos bom! Tornam-se detetives que desvendam o mistério de um surto alimentar e descobrem se conseguem organizar o frigorífico. Também vão partir em busca dos aromas presentes nos alimentos enquanto tentam não se deixar enganar, pois nem tudo é o que parece! Vão aprender mais sobre a água e como ela torna a vida possível, sobre o aproveitamento de resíduos para criação de novos alimentos e medicamentos e ainda sobre a análise dos seus impulsos bioeletrónicos. Para cuidar de feridas crónicas vão descobrir soluções, no mínimo, originais, e para fazer compras no supermercado terão de descobrir truques que revelam a verdade perdida na publicidade.
 
A diretora da Escola Superior de Biotecnologia refere também: "Levamos a sério a nossa responsabilidade de transmitir conhecimento à comunidade. Ao longo do ano marcamos momentos que elevam a literacia científica: desde as olimpíadas de biotecnologia ao concurso da defesa dos oceanos, do convite para uma semana de imersão em nutrição ao encontro para conhecer a realidade da vida dos cientistas, são inúmeras as iniciativas dinamizadas e a reação de escolas, professores e alunos revela-se sempre gratificante."
 
Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia decorre de 19 a 21 de abril, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Nenhum comentário:

Postar um comentário