No final do primeiro semestre do presente ano aconteceu mais uma colheita da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Colaboraram, desta feita, a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE e ainda o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte.
No acolhedor quartel dos bombeiros de Monforte entraram 26 voluntários dispostos a concretizar doação. Neste sábado, as mulheres estiveram em franca vantagem, já que compareceram 17, ou seja representaram 65,4 %.
Por razões clínicas, quatro dos presentes não puderam dar sangue. Mas sempre foram 22 as unidades de sangue total recolhidas em Monforte, o que tem mais significado dado que, nesta altura do ano, as reservas de compostos sanguíneos registam níveis de alerta.
O almoço convívio reuniu dadores e equipas e contou com o apoio Câmara Municipal de Monforte.
Castelo de Vide e Fronteira
Sábados de manhã têm lugar as nossas brigadas. Já a 20 de julho estaremos em Castelo de Vide, no centro de saúde – mesmo ao pé dos bombeiros. Segue-se Fronteira, a 27 de julho, também no centro de saúde local.
O Dia Mundial do Dador de Sangue celebra-se anualmente a 14 junho. O Papa Francisco não deixou a data em claro e registou: “Agradeço os que garantem a vida doando sangue”. Como nos referiram: uma simples frase a dizer muito.
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça
Nenhum comentário:
Postar um comentário