Região apresentou novos produtos turísticos na feira, com destaque para o “Sabores ao Centro!” e a parceria com o Alentejo e a Extremadura espanhola.
O segundo dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa foi marcado por um intenso programa de iniciativas e apresentações no stand da Turismo Centro de Portugal. A valorização do património, da gastronomia e dos produtos regionais esteve em grande evidência, atraindo muitos visitantes ao Pavilhão 1 da FIL.
O momento alto da jornada foi a apresentação do programa “Sabores ao Centro!”, uma iniciativa estratégica que tem o objetivo de posicionar o Centro de Portugal como um destino de turismo gastronómico de referência. O projeto, apresentado pelo consultor Carlos Martins, é financiado pela CCDRC, ao abrigo do programa Centro 2030, e visa a valorização da gastronomia regional, dos produtos locais e dos seus produtores.
O programa “Sabores ao Centro!” assenta em quatro grandes medidas. Os Prémios "Sabores ao Centro!", que distinguirão 12 categorias, incluindo os "10 melhores restaurantes", o "restaurante tradicional do ano" e o "chef revelação", terão a sua primeira gala de atribuição em novembro. Uma Agenda de Eventos promoverá a diversidade e a sazonalidade da gastronomia regional, dando a conhecer os múltiplos eventos gastronómicos que acontecem ao longo do ano no Centro de Portugal. As Rotas Gastronómicas convidarão à descoberta dos sabores autênticos da região, promovendo a sustentabilidade e os produtos certificados, ao mesmo tempo que exploram paisagens icónicas e descobrem figuras de destaque do mundo gastronómico. Finalmente, a Campanha de Marketing "Sabores ao Centro!" terá como objetivo valorizar o talento dos chefs da região, sensibilizar para o impacto dos hábitos de consumo e promover experiências gastronómicas autênticas, destacando a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Uma das novidades foi o anúncio dos primeiros cinco embaixadores do programa, cada um representando uma sub-região do Centro de Portugal: Hélio Loureiro (Região de Aveiro), Maria Caldeira Sousa (Beira Baixa), Luís Lavrador (Região de Coimbra), Diogo Rocha (Viseu Dão Lafões) e Ricardo Ramos (Região Beiras e Serra da Estrela). No total, o projeto contará com oito embaixadores, um por sub-região, que terão um papel ativo na promoção e divulgação do projeto.
A aposta na gastronomia foi também evidenciada noutra iniciativa do dia: a apresentação da Parceria Transfronteiriça entre o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola, que visa potenciar sinergias e promover um turismo conjunto entre os três territórios.
As intervenções ficaram a cargo de Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Jesús Viñuales, Diretor do Turismo da Extremadura, José Santos, presidente da Turismo do Alentejo, Jorge Loureiro, vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.
O evento contou com uma degustação de produtos típicos e vinhos das três regiões, reforçando a gastronomia como um dos principais atrativos turísticos.
O dia terminou com a apresentação das etapas do Rally de Portugal no Centro de Portugal, que este ano arranca em Coimbra, tem o início competitivo com uma super-especial na Figueira da Foz, e inclui classificativas em Arganil, Góis, Lousã e, novidade este ano, em Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga. O crescente peso do Centro no percurso do Rally de Portugal evidencia a importância da região na rota dos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.
A apresentação do Rally foi apadrinhada pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que sublinhou a importância que esta prova tem para o crescimento de atratividade turística da região e do país.
Intervieram também Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Jorge Almeida, Presidente do Município de Águeda, António Loureiro, Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, Luís Paulo Costa, Presidente do Município de Arganil, Francisco Veiga, Vice-Presidente do Município de Coimbra, Manuel Domingues, Vereador do Município da Figueira da Foz, Nuno Miguel Bandeira, Vice-Presidente do Município de Góis, João Santos, Vereador do Município da Lousã, Ricardo Pardal, Presidente do Município de Mortágua, Ricardo Silva, Vereador do Município de Sever do Vouga, Carlos Barbosa, Presidente do ACP – Automóvel Clube de Portugal e o piloto Rafael Cardeira, que vai participar na prova.
A manhã arrancou com um espaço dedicado à Região de Coimbra, que apresentou os “Lugares Únicos da Região de Coimbra”, um guia de bolso que dá a conhecer 114 locais e experiências únicas deste território.
Seguiu-se a Beira Baixa, que trouxe ao palco do stand o olivoturismo, experiência que une a tradição à inovação, através do Município de Idanha-a-Nova e da APABI – Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior. Os visitantes tiveram a oportunidade de ficar a saber tudo sobre – e a provar – a azeitona e o azeite da Beira Baixa, um dos produtos de excelência da região.
A tarde iniciou-se com a apresentação da Rota Nautical Portugal, pelas Estações Náuticas do Centro de Portugal, e prosseguiu com várias iniciativas da Região de Aveiro, nomeadamente a exibição de vídeos da Regata dos Moliceiros e da Grande Rota da Ria de Aveiro, bem como a valorização do Barco Moliceiro, peça central da candidatura à UNESCO. A CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresentou ainda a sua agenda de eventos para 2025, que inclui o Ria de Aveiro Weekend, a 3.ª edição do Millesime – Encontro Nacional de Espumantes, o 1.º Festival dos Moinhos de Portugal e a Maratona da Europa.
No campo do debate e da reflexão, o podcast “Expresso da Manhã”, gravado no stand, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que foi entrevistado pelo jornalista Paulo Baldaia sobre os desafios e oportunidades do setor. Seguiu-se o painel “Escola Boa Cama Boa Mesa”, que trouxe à discussão o potencial do turismo gastronómico nos territórios de baixa densidade, com a participação do coordenador do Programa “Sabores ao Centro” Carlos Martins e do Chef Diogo Rocha, com moderação do jornalista Paulo Brilhante.
De referir ainda a visita que o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, fez ao stand, acompanhado pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
A participação do Turismo Centro de Portugal na BTL 2025 prossegue amanhã, com novas iniciativas e apresentações, reafirmando o compromisso de afirmar o Centro de Portugal como um destino de excelência.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
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